Coordenação de imunização realiza encontro para avaliação e planejamento

O objetivo é avaliar a cobertura vacinal no estado e planejar ações de campanha para 2015 (Foto: Junior Aguiar)
Objetivo é avaliar a cobertura vacinal no estado e planejar ações de campanha para 2015 (Foto: Junior Aguiar)

Teve início na manhã desta quarta-feira, 25, no auditório do Laboratório Central de Saúde Pública (Lacen), reunião de avaliação das ações de imunizações do ano de 2014 e planejamento das ações para 2015, organizada pela Coordenação Estadual de Imunização e Rede de Frio.

O encontro, que termina na sexta-feira, 27, tem como objetivo avaliar a situação das coberturas vacinais e planejar as estratégias para o alcance de metas nas rotinas e campanhas em 2015 no Acre.

Participam secretários municipais de Saúde, coordenadores municipais de imunização e responsáveis pelo Sistema de Informação de Cruzeiro do Sul, Sena Madureira, Rio Branco, Xapuri, Bujari, Santa Rosa, Tarauacá, Manoel Urbano, Marechal Taumaturgo, Jordão, Porto Acre, Feijó, Rodrigues Alves e do Distrito Sanitário Indígena (DSEI) do Juruá.

A programação inclui, de imediato, a organização da campanha de vacina contra HPV para meninas de 9 a 11 anos, que deve se iniciar dia 9 de março, e contra a gripe, prevista para abril.

“Como resultado esperamos que os municípios desenvolvam estratégias para imunizar toda a população conforme imunobiológicos e faixa etária preconizada. A meta do governo do Estado é manter a população vacinada, garantindo e estabelecendo proteção individual e coletiva por meio das vacinas do calendário básico de imunização”, disse a gerente da Coordenação de Imunização e Rede de Frio, Dora Holanda.

Para o secretário municipal de Saúde de Rodrigues Alves, Elves Barros, este é o momento de avaliar o trabalho desenvolvido e trocar experiências com os representantes de outros municípios.

“O objetivo é sair daqui com planos e metas traçados para fortalecer ainda mais a cobertura vacinal e melhorar as estratégias de campanhas de vacinação”, disse Barros.