Nesta terça-feira, 6, foi assinado na sede da Federação das Indústrias do Estado do Acre (Fieac) um termo de cooperação técnica entre as secretarias de Estado de Justiça e Direitos Humanos (Sejudh) e de Políticas para as Mulheres (SEPmulheres) e o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai) para expansão de capacitação profissional e inserção de pessoas com deficiência ou restrições sociais no mercado de trabalho.
O processo de formação será desenvolvido pelo Programa Senai Ações Inclusivas (PSAI), que oferece modalidades de aprendizagem industrial, cursos técnicos, qualificação, especialização e certificação profissional.
“Independentemente de sexo, raça, etnia, religião ou qualquer outra condição, todos os seres humanos têm direito à educação e a oportunidade de trabalho, por isso reforçaremos essas atividades”, destaca o titular da Sejudh, Nilson Mourão.
Um dos campos de atuação do programa é fortalecer a inclusão de mulheres a cursos que geralmente ficam estigmatizados para homens, como mecânica automotiva ou demais setores da construção civil, a fim de extinguir as barreiras construídas pelo preconceito.
“Com a assinatura deste termo de cooperação, também estamos ampliando o acesso à educação profissional de mulheres negras, indígenas e jovens, que muitas vezes ficam à margem de políticas públicas”, relata a gestora da Sepmulheres, Concita Maia.
O diretor regional do Senai no Acre, João César Dotto, informa que a instituição já possui diversas parcerias com os demais órgãos públicos em prol da qualificação ao mercado de trabalho.
“O governo do Acre é um importante parceiro para a promoção dessas capacitações, e com o reforço da Sejudh e da Sepmulheres, alcançaremos o maior número de pessoas a partir do início do ano vem”, disse.