O Conselho Estadual de Educação do Acre promoveu nesta sexta-feira, 11, um seminário com diretores e orientadores pedagógicos de 20 escolas estaduais com o propósito de orientar essas instituições de ensino na construção do Projeto Político Pedagógico (PPP).
O PPP é um documento que reflete a proposta educacional da escola. Por meio dele a comunidade escolar pode desenvolver um trabalho coletivo, além de possibilitar aos membros da escola uma tomada de consciência dos problemas e das possíveis soluções, estabelecendo as responsabilidades de todos.
As 20 escolas que estão participando do seminário já possuem um documento escrito, porém precisa ser reformulado.
“Essas orientações vêm subsidiar de conhecimentos para que a gente possa pegar o nosso PPP e adequar frente à realidade que estamos vivendo no país”, declarou a coordenadora de ensino da Escola Estadual Ilka Maria de Lima, Maria José da Silva.
O conselho possui as funções normativa, deliberativa e consultiva, e por meio do seminário vai fornecer as informações e orientações para que as escolas possam melhor entender o que é um PPP.
“No PPP a escola define a sua vida, como ela vai trabalhar com seus alunos. Com aqueles alunos que a escola já fez um diagnóstico e viu de que sociedade eles vêm, quais os problemas, as dificuldades e a bagagem que eles trazem”, afirmou a presidente do conselho, Iris Célia Cabanelas.
Após esse primeiro encontro, será realizado um acompanhamento com as escolas participantes, por meio do conselho e da Secretaria de Estado de Educação e Esporte (SEE) e com a conclusão, outras escolas irão receber as orientações para o desenvolvimento do PPP.