Tião Viana reforça apoio ao programa Saúde do Homem

O governador Tião Viana recebeu na Casa Civil nesta sexta-feira, 11, o médico urologista Mauro Trindade, coordenador do Saúde do Homem no Acre, programa que tem por objetivo promover a melhoria das condições de saúde da população masculina adulta entre 20 e 59 anos.

Na condição de médicos, ambos falaram sobre a campanha Novembro Azul, que alerta para os cuidados com a saúde do homem, incluindo a prevenção e o combate ao câncer de próstata.

O programa tem por objetivo promover a melhoria das condições de saúde da população masculina adulta, entre 20 e 59 anos (Foto: Sérgio Vale)
Programa tem por objetivo promover a melhoria das condições de saúde da população masculina adulta entre 20 e 59 anos (Foto: Sérgio Vale)

“Talvez poucas pessoas saibam, mas o governador Tião Viana é o patrono do Saúde do Homem no Brasil. Foi ele que, lá em 2009, quando era senador da República, levou, juntamente com a Sociedade Brasileira de Urologia, a pasta contendo a proposta para o Ministério da Saúde, que veio tornar realidade o programa no país”, lembrou Trindade.

O programa Saúde do Homem foi iniciado em 2009, com a visita de Tião Viana ao então ministro da Saúde José Gomes Temporão, durante o mandato do presidente Lula.

“Antes do Saúde do Homem, a gente não tinha cirurgia radical, porque não se registrava o câncer de próstata localizado. Depois, com o advento do programa e a gente se preocupando, pegando estrada, começou a aparecer um turbilhão. Só este ano fizemos 30 cirurgias”, lembra o médico.

O governador enfatizou a importância de assumir uma luta em prol de uma política nacional que visa os cuidados preventivos com a saúde do homem, sobretudo em relação ao câncer de próstata, considerado o segundo que mais mata.

“Quanto mais nova for a pessoa, mais agressivo é o câncer, em razão do sistema imunológico reagir de maneira muito desproporcional, levando a um quadro de maior gravidade. Já num homem de 80 anos, a agressividade é menor. Ainda assim, é preciso fazer a prevenção”, alerta Tião Viana.

O Saúde do Homem no Acre

Trindade, que abraçou a causa do Saúde do Homem no Acre desde a sua implantação, aproveitou para fazer um chamamento aos homens, para que procurem os serviços de saúde e analisem suas patologias.

É inadmissível que nós, homens, estejamos morrendo sete anos antes das mulheres, por não procuramos os serviços de saúde. Então, aproveite esse momento do Novembro Azul, em que estamos fazendo esse grande chamamento dos homens, para procurarem os serviços de saúde, pois é extremamente importante que venham fazer suas prevenções do exame do câncer de próstata. Não podemos permitir que haja mortalidade por um câncer tão fácil de ser diagnosticado”, disse.

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter