Conselho de Arquitetura e Urbanismo traz sugestões no combate a enchentes

Conselheiros de vários estados participaram da reunião no Gabinete Civil (Foto: Val Fernandes/Secom)
Conselheiros de vários estados participaram da reunião no Gabinete Civil (Foto: Val Fernandes/Secom)

A Comissão de Políticas Urbanas e Ambientais do Conselho de Arquitetura e Urbanismo (CAU), formada por conselheiros do Amapá, Ceará, Goiás, Mato Grosso, Tocantins e Distrito Federal, participaram, na manhã desta quarta, 27, de uma reunião com a vice-governadora Nazaré Araújo, a primeira-dama Marlúcia Cândida e o secretário de Planejamento Márcio Veríssimo.

No encontro, foi realizada uma apresentação com fotos e dados sobre a última enchente no estado. Além disso, “Planejamento Urbano e Ambiental/Enchentes” também é o tema do primeiro encontro do CAU, realizado também nesta quarta em Rio Branco.

“A reunião e o encontro representam a cooperação, a troca de ideias para encontrar possíveis soluções aos moradores das áreas de risco e em geral para as cidades que passaram pelo problema da alagação desde 2012 e que tem sido cada vez mais acentuada e diferenciada”, ressaltou Marlúcia Cândida.

A conselheira Eliana Jubé discorreu, na reunião, sobre a importância da gestão compartilhada para a tomada de soluções: “A nossa missão é entender todas essas questões e as especificidades da Amazônia. Nós temos que achar soluções na arquitetura e no planejamento, junto com os gestores públicos, e garantir melhores condições de habitação”.

A vice-governadora Nazaré Araújo, que se envolveu de modo efetivo com as ações durante o período da enchente no estado, destacou a relevância da discussão feita pela comissão: “O conselho está mostrando sua preocupação com esse problema tão sério para os governos e principalmente as comunidades, que são obrigadas a deixar suas casas e perdem tudo que têm. Por isso as parcerias são tão importantes para trabalhar soluções,” avaliou.

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter