Conferência Intermunicipal de Mulheres é realizada em Xapuri

O evento teve como objetivo debater o direito das mulheres na sociedade (Foto: Márcia Moreira/Secom)
O evento teve como objetivo debater o direito das mulheres na sociedade (Foto: Márcia Moreira/Secom)

“Mais direito, participação e poder para as mulheres” foi o tema da 2ª Conferência Intermunicipal do Alto Acre e Capixaba, realizada na manhã desta terça-feira, 22, no auditório do Instituto Federal do Acre (Ifac) em Xapuri. O evento, realizado pela prefeitura da cidade, com apoio do governo do Estado, por meio da Secretaria de Políticas para as Mulheres (SEPMulheres), reuniu comunidades de outros quatro municípios: Brasileia, Assis Brasil, Epitaciolândia e Capixaba.

A conferência teve como eixos temáticos a contribuição dos conselhos dos direitos da mulher e dos movimentos feministas; de mulheres para a efetivação de igualdade, direitos e oportunidades para o gênero; estruturas institucionais e políticas públicas desenvolvidas para mulheres no âmbito municipal, estadual e federal; sistema político com participação das mulheres; e o Sistema Nacional de Políticas para Mulheres com subsídios e recomendações.

O encontro contou com a presença de representantes de Brasileira, Epitaciolândia, Capixada, Assis Brasil e Xapuri (Foto: Márcia Moreira/Secom)
O encontro contou com a presença de representantes de Brasileia, Epitaciolândia, Capixada, Assis Brasil e Xapuri (Foto: Márcia Moreira/Secom)

Segundo Concita Maia, gestora da SEPMulheres, essas reuniões proporcionam trocas de conhecimentos, além de exaltar a importância da igualdade de gêneros.

“Muitas conquistas já foram alcançadas, mas muitos desafios ainda devem ser vencidos. Enquanto houver uma mulher que não saiba assinar o nome nem o código da leitura e da escrita, ainda temos muito o que fazer. Enquanto existir uma mulher que não tem a sua autonomia financeira, emocional e cultural, ainda teremos muito trabalho a desenvolver. Enquanto tivermos mulheres que não têm um pedaço de terra para plantar ou que forem vítimas de violência, o nosso trabalho continuará. Aqui é só uma demonstração das conquistas que ainda temos que alcançar, e juntos chegaremos lá”, destaca Concita.

Além da conferência, houve também a leitura e aprovação do regimento dos conselhos das mulheres da região e a escolha das representantes que vão participar dos 16 dias de Ativismo Mundial de Enfretamento, pelo fim da violência contra a mulher, que será realizado entre 25 de novembro e 10 de dezembro, data em que se comemora o Dia Internacional dos Direitos Humanos.

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter