Comunidade do Benfica se mobiliza para o desenvolvimento

Rosa se especializou em quitutes de macaxeira (Foto: Diego Gurgel/Secom)
Rosa se especializou em quitutes de macaxeira (Foto: Diego Gurgel/Secom)

“Faço mais de 40 receitas com macaxeira”, diz logo Rosa Souza. E faz a afirmação fritando croquetes de aipim no fogão a lenha e servindo uma torta de macaxeira recheada com frango para a equipe da Secretaria de Estado de Pequenos Negócios (SEPN), numa atitude típica de quem tem orgulho do empreendimento bem-sucedido.

Uma das lideranças locais, Rosa integra a Cooperativa das Mulheres Produtoras do Benfica. O grupo de 47 cooperadas passou por capacitação em empreendedorismo e cooperativismo e também recebeu, da SEPN, equipamentos da área de alimentação. Outros investimentos institucionais foram a reforma da sede da cooperativa, que está na fase final, e barracas para a Feira do Benfica, com o intuito de que o empreendimento se inicie e se torne semanal.

Com a produção gastronômica, o grupo já participou de feiras nacionais e rendeu às mulheres o sonho de ter um restaurante especializado em comidas típicas regionais, “a fim de que a gente possa se voltar também para os turistas e oferecer uma opção diferenciada”.  Além de aprovar os quitutes, o titular da SEPN, Henry Nogueira, afirma: “Fico muito satisfeito quando conhecemos empreendimentos que querem crescer”.

A feira renirá a produção local, com praça de alimentação, artesanato, produtos agrícolas, costuras, peixes e a criatividade do Benfica (Foto: Diego Gurgel/Secom)
Feira do Benfica terá praça de alimentação, artesanato, produtos agrícolas, costuras e peixes (Foto: Diego Gurgel/Secom)

Movimentando a comunidade

A cessão das barracas é intermediada pelas prefeituras, como ocorreu em Rio Branco. Elas contemplarão os agricultores e piscicultores da região e também permitirão que outras produções que tinham proporções tímidas desenvolvam-se, a partir da oportunidade de comercialização nas feiras.

A novidade está gerando a maior animação no local: “Nem pensei que fosse haver tanta gente interessada, mas as pessoas continuam nos procurando para participar”, relata Rosa.

Os planos são de que as feiras movimentem o entorno e sejam realizadas das 16 às 22 horas. O espaço utilizado será o terreno da sede da cooperativa, localizado na entrada do Ramal da Garapeira, às margens da AC-40.