Cadeia produtiva de hortaliças fortalece agricultura familiar no Acre

Toda a produção de James é vendida na cidade (Foto: Angela Peres/Secom)
Toda a produção de James é vendida na cidade (Foto: Angela Peres/Secom)

A cultura de hortaliças é uma atividade agrícola altamente compensadora. Nos últimos quatro anos, o governo do Estado, por meio da Secretaria de Extensão Agroflorestal e Produção Familiar (Seaprof), construiu 400 hortas em propriedades rurais. A cadeia da horticultura tem fortalecido a economia e consolidado a agricultura familiar no Acre.

Em 2015, a Seaprof vai implantar outras cem hortas. Além de oferecer a estrutura física e parte dos insumos (sementes), a instituição disponibiliza assistência técnica aos produtores rurais. Com uma adubação orgânica, o cultivo de hortaliças é uma atividade econômica e ecologicamente viável e lucrativa para o agricultor, pois os produtos alcançam alto valor no mercado, não oferecendo impacto ao meio ambiente.

Morador do Seringal Moema, localizado no Jordão, James da Silva foi beneficiado há menos de um ano pelo programa de horticultura e já participa das feiras promovidas no município. “Outro dia cheguei à cidade com uma bacia cheia de verdura, vendi tudo rapidinho. O povo quase não me deixou sair do lugar”, lembrou.

Em sua propriedade, James mora com a esposa e o filho mais novo. O feijão, a banana e o milho são outros produtos cultivados pela família. Com o dinheiro das vendas, o agricultor sustenta a casa e a filha de 16 anos que foi morar na cidade para estudar. “Gasto uma hora e meia de barco até a cidade, mas como as vendas sempre são boas compensa”, conta o produtor.

No início da semana a Prefeitura do Jordão, em parceria com a Seaprof, promoveu a segunda Feira do Agricultor. Além de James, outros vinte agricultores participaram do evento, que será realizado todos os domingos, a partir das 6 horas. Com 70٪ da população localizada na zona rural, o município vai receber neste ano R$ 2 milhões em investimentos na política de incentivo à produção.

“As feiras são de suma importância para o escoamento da produção e fortalecimento da agricultura familiar no Acre, por isso estamos trabalhando para potencializar as atividades no interior do estado”, explicou Glenilson Figueiredo, titular da Seaprof.

Compartilhe:

Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest