Comitiva acreana na COP27 participa de reunião para criação do Comitê da Força-Tarefa das Mulheres pelo Clima do GCF

A ala feminina da comitiva do Acre foi convidada a participar de reunião para o engajamento de mulheres na pauta ambiental da Força-Tarefa para o Clima e Florestas (Governors’ Climate and Forests – GCF – Task Force), na 27ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas, a COP27, em Sharm El-Sheikh, no Egito.

Encontro de lideranças foi realizado durante a COP27. Foto: Ângela Rodrigues/IMC

A reunião, realizada na tarde de terça-feira, 15, foi conduzida pela diretora de Projeto do GCF Task Force, Colleen Lyons, no escritório do Consórcio dos Governadores da Amazônia na COP27.

O encontro contou com a participação de lideranças do Brasil, Indonésia, México e Peru, com objetivo de mobilizá-las para firmar um compromisso pelas florestas e pelo clima e envolver outras mulheres pelo mundo.

Como encaminhamento da reunião foi formada uma comissão para composição do Comitê da Força-Tarefa das Mulheres pelo Clima (GCF). Foto: Ângela Rodrigues/IMC

“A COP é mais uma oportunidade para promovermos uma agenda de gênero que fortaleça o importante trabalho florestal e climático prestado por milhares de mulheres pelo mundo, que contribuem em seus estados e em suas comunidades. Reconhecemos que a diversidade de vozes e as inúmeras experiências são essenciais para fortalecer nosso trabalho individual e coletivo. Buscamos desenvolver este trabalho e promover o protagonismo das mulheres para que possam somar a Força-Tarefa GCF”, afirmou Colleen Lyons.

Encontro contou com a participação de lideranças do Brasil, Indonésia, México e Peru. Foto: Ângela Rodrigues/IMC

Como encaminhamento da reunião foi formada uma comissão para composição do Comitê da Força-Tarefa das Mulheres pelo Clima (GCF). Participaram da reunião a diretora do GCF na Indonésia, Syahina Anggraia; a diretora do GCF no Peru, Fabíola Muñoz; diretora do GCF no México, Silvia Llamas; e a assessora do GCF Brasil, Silvia Moraes.

Do Brasil, a diretora da Secretaria de Estado do meio Ambiente e Recursos Hídricos do Tocantins, Marli dos Santos; a secretária de Meio Ambiente e Recursos Naturais do Maranhão, Raysa Queiroz Maciel; e a secretária de Meio Ambiente e Recursos Hídricos do Tocantins, Miyuki Hyashida.

A comitiva feminina do Acre foi composta pela titular da Secretaria de Estado de Meio Ambiente e das Políticas Indígenas (Semapi), Paola Daniel, a servidora do Instituto de Mudanças Climáticas e Regulação de Serviços Ambientais do Estado do Acre (IMC) e presidente do Comitê Global para Parcerias com Povos Indígenas e Comunidades Tracionais do GCF/Brasil, Francisca Arara, que também coordena a Câmara Temática Indígena (CTI), do Sistema de Incentivo a Serviços Ambientais (Sisa).

Lideranças irão elaborar uma carta anunciando a formação do Comitê da Força-Tarefa das Mulheres pelo Clima. Foto: Ângela Rodrigues/IMC

Participaram também a secretária executiva da Comissão Estadual de Validação e Acompanhamento do Sisa (Ceva), Nazaré Macedo; a diretora técnica da Casa Civil, Gloria Maria Melo; a diretora de eventos da Casa Civil, Laura Jordão de Carvalho; a diretora da Companhia de Desenvolvimento de Serviços Ambientais (CDSA), Rosângela Benjamim; e a chefe da Divisão de Áreas Protegidas da Secretaria de Estado de Meio Ambiente e de Políticas Indígenas (Semapi), Mirna Caniso.

A mobilização das mulheres pelo clima teve início em Madri, na COP25, mas devido às restrições impostas pela pandemia as tratativas foram suspensas. Como resultado, ainda na COP27 será elaborada uma carta anunciando a formação do Comitê da Força-Tarefa das Mulheres pelo Clima – GCF.

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter