O governo do Estado, por meio da Secretaria Estadual de Habitação de Interesse Social (Sehab), assinou, no dia 6 de setembro, o termo de parceria com a Caixa para construção de moradias em 12 aldeias da Terra Indígena Katukina/Kaxinawá, no município de Feijó. Dois meses depois, a comunidade pode festejar o início da construção de 42 casas, que são parte da primeira fase do projeto.
No último dia 5, o secretário de Habitação, Rostenio Sousa, esteve na Aldeia Shanenawa para anunciar o início das obras e foi recebido pelas lideranças indígenas, trabalhadores e comunidade.
As unidades habitacionais serão financiadas pelo Programa Nacional de Habitação Rural (PNHR) e deve beneficiar 480 famílias de povos tradicionais das etnias Shanenawas e Kaxinawas.
As 12 aldeias contempladas são: Aldeia Morada Nova, Vitória, 40, Cardoso, Shanenawa, Paredão, Nova Vida, Paroá, Belo Monte, Pupunha, Nova Olinda e Curralinho.
O cacique da aldeia Shanenawa, Inácio Shanenawa, falou da alegria do seu povo com a concretização de um sonho que há tempos tentava conseguir. “Nunca fomos tão vistos e valorizados como agora, nosso coração está alegre e graças ao governo do Estado, que nos apoiou na busca da realização do sonho de ter uma casa digna, mais confortável e moderna. É nossa herança para as gerações futuras”, disse Inácio Shanenawa.
Rostenio reafirmou o compromisso do governo do Estado em realizar ações de políticas públicas que garantam melhor qualidade de vida a população. “Em menos de dois meses após a assinatura do termo de parceria com a Caixa, já estamos aqui, lançando a construção das primeiras casas. Isso mostra que o governo do Estado não mede esforços para levar habitação digna para quem mais precisa. Vamos continuar trabalhando para que mais comunidades sejam beneficiadas com esse projeto”, declarou.