Governo forma 28 Técnicos em Agroecologia para o interior do Estado

O governo do Estado realizou, na sexta-feira, 8, a cerimônia de formatura de 28 novos técnicos em Agroecologia em Rio Branco, pelo Instituto Dom Moacyr (IDM), tendo como público alvo filhos de pequenos produtores rurais dos municípios de Feijó, Porto Acre, Bujari, Manoel Urbano, Acrelândia, Capixaba e Sena Madureira. O evento foi realizado no auditório da Secretaria Estadual de Educação (SEE).

Formandos de Agroecologia em dia de festa (Foto: Assessoria IDM)

Formandos de Agroecologia em dia de festa (Foto: Assessoria IDM)

O curso ocorreu na Escola da Floresta Roberval Cardoso, pelo período de um ano e quatro meses, em sistema de residência. Durante os estudos os jovens realizam práticas em suas comunidades rurais. A escola da Floresta tem como coordenador o professor Francisco de Assis.

Para os jovens é um grande desafio deixar suas famílias para enfrentar o longo período de estudos. Porém, o objetivo é voltar para suas comunidades e aplicar os conhecimentos, contribuindo para o desenvolvimento local.

Os novos profissionais estão qualificados para desenvolver ações nas áreas agrícolas, com grãos, frutas, legumes e verduras; na criação de bovinos, avicultura, piscicultura e apicultura.

O governo do Estado oferta cursos pelo Programa de Inclusão Social e Desenvolvimento Econômico Sustentável do Estado do Acre – PROACRE para tratar de desafios sociais e econômicos vividos pelas comunidades se encontram ao longo do território acreano, para fortalecer a produção e a economia local, visando a permanência das famílias nas propriedades rurais com uma melhor qualidade de vida.

Antônio Márcio, do município de Porto Acre, formando de Agroecologia, afirmou que deseja voltar para a sua comunidade. “Quero ajudar às famílias na área da produção, vou trabalhar com açudagem, piscicultura, avicultura e horticultura. Por estar concluindo também o curso de pedagogia pretendo implantar uma nova forma de produção para os filhos de produtores que estudam nas escolas da localidade”, declarou.

Os pais de Francisca Fabiana, formanda de Agroecologia, o senhor Agostinho Cândido e dona Antônia Braga disseram que era o sonho deles ver a filha estudar. “Se fosse para pagar não teria condições, esse governador está fazendo uma coisa muito boa para a gente. Ele está de parabéns. Hoje tenho o orgulho de ter uma filha formada”, comentou Agostinho Cândido.

“É uma preocupação do governador Tião Viana trazer soluções tecnológicas para atender às necessidades apresentadas no meio rural, preparando filhos de produtores para atuar junto à comunidade, oferecendo melhores condições de vida e garantindo a permanência das famílias nas propriedades,” afirmou o diretor-presidente do IDM, Marco Brandão.

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter