Obras do PNHR seguem avançando em aldeias

 A antiga casa dará lugar a uma nova, mais moderna e confortável (Foto: Assessoria Sehab)

A antiga casa dará lugar a uma nova, mais moderna e confortável (Foto: Assessoria Sehab)

Durante os dias 5,6 e 7 o secretário de Habitação, Rostenio Sousa, juntamente com a equipe técnica da Secretaria de Estado de Habitação de Interesse Social (Sehab) esteve visitando as obras do Programa Nacional de Habitação Rural (PNHR) nas aldeias que estão sendo contempladas com unidades habitacionais.

Na terra indígena Colônia 27, na Aldeia Pinuya, no município de Tarauacá, estão sendo construídas 40 unidades habitacionais e 70% das casas já estão em fase de conclusão.

Para o cacique da aldeia Pinuya, Assis Kaxinawa, receber as casas é um sonho que um dia esteve distante, mas que agora se torna realidade. “Estamos na expectativa de receber nossas casas, todos esperam que os trabalhadores concluam a obra pra poder dormir numa casa melhor com mais conforto. Nosso coração está alegre, é um sonho se realizando”, disse Assis Kaxinawa.

Em Cruzeiro do Sul, na terra indígena Campinas/Katukinas, a construção de 127 unidades habitacionais, em seis aldeias, já está com mais de 75% das obras concluídas. A previsão é que as casas sejam entregues as famílias beneficiadas até o final deste ano.

Nas seis aldeias da terra indígena Campinas/Katukinas, em Cruzeiro do Sul, as obras já estão com 75% dos trabalhos concluídos (Foto: Assessoria Sehab)

Nas seis aldeias da terra indígena Campinas/Katukinas, em Cruzeiro do Sul, as obras já estão com 75% dos trabalhos concluídos (Foto: Assessoria Sehab)

Em todas as aldeias as casas estão sendo construídas em forma de mutirão, uma parceria entre os trabalhadores da empresa contratada e os índios. O trabalho de fiscalização das obras é realizado pelo governo do Estado, por meio da Sehab. As unidades habitacionais têm paredes de madeira, piso e banheiro de alvenaria. A cobertura é com telha ecológica.

De acordo com o secretário de habitação, Rostenio Sousa, a visita às obras é uma forma de garantir que as elas sejam executadas de forma correta e no tempo devido. “O governo do Estado tem compromisso com essas famílias que aguardam ansiosamente pela casa própria, estar presente na execução do projeto é uma forma de garantir que tudo seja feito com responsabilidade. Nosso desejo é que em breve possamos entregar as casas e assim realizar o sonho dos nossos povos tradicionais”, disse Sousa.

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter