Com o Funagro, governo vai ampliar áreas de plantio no estado

O governo do Estado tem amparado de forma técnica e mecanizada o produtor agrícola. A Secretaria de Agricultura e Pecuária (Seap), por meio do Fundo Agropecuário Estadual (Funagro), tem habilitado pessoas físicas e jurídicas para o recebimento desses serviços, com contrapartida financeira.

Na última sexta-feira, 2, a Seap realizou audiências públicas nas cidades de Rio Branco, Capixaba e Brasileia, esclarecendo as regras do Funagro. O objetivo é acelerar e aperfeiçoar os processos de preparação do solo, cultivo integrado, culturas de grãos em escala comercial e recuperação de pastagens, possibilitando esse aporte ao pequeno, médio e grande produtor.

Em Capixaba, o produtor rural José Marques está satisfeito com a transparência na utilização das máquinas do estado. Ele é presidente da Associação do Produtores Rurais do Baixa Verde. Com a preparação do solo de forma mecanizada, abre-se a possibilidade de ampliação do cultivo.

“Agora estamos com lavoura de feijão, mas com o Funagro vamos ampliar nossa produção. Após a colheita do feijão, estamos pensando em 40 hectares de milho para a próxima safra”, pontuou Marques.

No total, serão disponibilizadas 32 mil horas de trabalho mecanizado, além de acompanhamento técnico na propriedade. “Esse setor vem apresentando bons resultados para nossa economia e gerando emprego na zona rural”, disse o gestor da Seap, José Carlos Reis.

O edital do Funagro fica aberto até o dia 14 deste mês. Para acessar o edital é necessário que o produtor se dirija até o escritório da Seap do seu município.

Produtor rural Jose Marques: “Vamos aumentar nossa produção” (Foto: Hugo Costa/Secom)

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter