Governo do Acre participa de reunião do Conselho Nacional do Meio Ambiente, em Brasília

O governo do Acre, por meio da Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema), participou, nesta quarta-feira, 6, da 141ª Reunião Ordinária do Conselho Nacional de Meio Ambiente (Conama). Realizado em Brasília (DF), o evento contou com a participação da ministra do Meio Ambiente e Mudança do Clima, Marina Silva.

Governo participou da 141ª Reunião Anual Ordinária do Conselho Nacional de Meio Ambiente. Foto: Leandro Naveca/Seplan

O Conama debate a criação de padrões e normas que visam à preservação dos ecossistemas brasileiros. Entre os assuntos tratados, por exemplo, estava a preparação para a elaboração do Novo Plano Clima, que orientará as ações do Brasil em áreas com desmatamento.

A secretária adjunta de Meio Ambiente do Acre e conselheira substituta do órgão, Renata Souza, participou do encontro e reforçou a relevância das pautas ambientais para o Acre, que sofre com as enchentes no período chuvoso e seca extrema no verão.

“O governo do Acre está sempre participando das discussões do Conama, trazendo as pautas que são de interesse do Estado”, disse Renata. E lembrou: “Em apenas seis meses, a nossa população enfrentou dois eventos climáticos extremos, que foi uma grande enchente e uma grande seca. Este ano, estamos passando por uma nova enchente. O Conama trabalha para minimizar os danos causados pelas transformações climáticas e nós estamos aqui para trazer a realidade da nossa região”.

Secretária adjunta de Meio Ambiente, Renata Souza, e o assessor técnico da Diretoria de Relações Federativas da Secretaria de Planejamento, Leandro Naveca. Foto: Priscila Ribeiro/Seplan

Presidido pela ministra do Meio Ambiente, o conselho é formado por representantes dos governos federal, estadual e municipal, além de empresários, membros de organizações não governamentais (ONGs) e sociedade civil.

Ao abrir o evento, Marina Silva, que visitou esta semana as áreas atingidas pelas cheias do Rio Acre, falou da importância estratégica que a agenda ambiental tem para todo o país. “Um desafio enorme está posto, que possamos fazer frente ao desafio de evitar a catástrofe climática. O Brasil quer liderar pelo exemplo e o único caminho é mitigar e transformar o modelo econômico”, afirmou.

A reunião também foi acompanhada pelo assessor técnico da Diretoria de Relações Federativas da Secretaria de Estado de Planejamento, a representação do governo do Acre em Brasília, Leandro Naveca.

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter