autonomia

Colégio Militar Dom Pedro II, em Cruzeiro do Sul, recebe vistoria para credenciamento escolar

O Colégio Militar Dom Pedro II recebeu nesta quinta-feira, 27, a visita da equipe do Conselho Estadual de Educação (CEE), para realização da vistoria técnica para o processo de credenciamento escolar. 

Visita antece o credenciamento escolar. Foto: Onofre Brito

O credenciamento escolar possibilita mais autonomia para as escolas. Diversos documentos, históricos escolares e certificados passam a ser expedidos diretamente pela escola, sem necessidade de passar por outras instâncias. Além disso, as escolas legalizadas podem firmar parcerias e convênios diretos com outros órgãos e instituições.

“O credenciamento é um sonho de toda escola e nós estamos sempre incentivando e apoiando para que esse processo seja feito. Gostaria de agradecer ao conselho estadual pela visita, e também ao major Rômulo Barros, gestor da escola, com toda a sua equipe, pelo empenho em estar habilitando a escola ao credenciamento. A legalização traz muitos benefícios à instituição e à comunidade escolar”, ressaltou a coordenadora do Núcleo de Educação de Cruzeiro do Sul, professora Ruth Bernadino, que acompanhou a visita ao colégio.

Para a realização do credenciamento são necessários diversos documentos como o decreto governamental de criação da escola, registro de mantenedor, planta baixa do imóvel, relação de mobiliário e das ambiências pedagógicas, documento de propriedade do imóvel, certidão de segurança contra incêndio e pânico, atestado da vigilância sanitária, além do projeto político-pedagógico (PPP) e do Regimento Interno aprovados pelo CEE.

“Nós nos sentimos muito honrados com a visita do Conselho de Educação de Educação com a finalidade de realizar a vistoria que é parte integrante do processo de credenciamento do colégio. A escola é recém criada, estamos iniciando o terceiro ciclo letivo, e desde a nossa chegada aqui houve um esforço coletivo de toda a coordenação pedagógica, de toda a comunidade, por que não dizer, uma vez que construímos com a comunidade o projeto político pedagógico e encaminhamos como parte da documentação para realização do credenciamento. Foram construídas várias parcerias e eu gostaria de agradecer a todos que participaram para que a gente pudesse chegar a esta etapa, e quem sabe em um breve período de tempo materializar, através do certificado, esse esforço coletivo”, comentou o Major Rômulo Barros da Silva, gestor do colégio Dom Pedro II.