A Cidade do Povo e os sonhos que se concretizam

Quem passa pelo quilômetro 5 da BR-364 tem visto de relance um evento único: o nascimento de uma cidade. A Cidade do Povo, maior projeto de habitação popular do Acre, tem tomado forma. Todos os dias novas casas estão prontas, equipamentos da administração pública estão sendo levantados, a infraestrutura está se concretizando e sonhos começam a se tornar realidade. Serão 10.518 moradias, zerando o déficit habitacional do Acre e mudando a vida de milhares de pessoas.

Pelas ruas ainda de barro da Cidade do Povo, debaixo de um forte sol, Francisca Mendes de Souza, 63, caminha segurando uma sombrinha para se proteger. Ainda assim, o sorriso está iluminado. Ela sabe que será contemplada pelo programa “Minha Casa, Minha Vida” e não vê a hora de se mudar para uma das unidades habitacionais. “Eu estou muito agradecida. Existem uns que ainda falam mal, mas uns, não são todos. Eu sei o que passo todo ano com a alagação. Estou muito, muito agradecida. Com o que eu ganho nunca iria conseguir fazer uma casa dessa”, desabafa a sorridente senhora.

“Eu estou muito agradecida. Existem uns que ainda falam mal, mas uns, não são todos. Eu sei o que passo todo ano com a alagação. Estou muito, muito agradecida”, disse Francisca de Souza (Foto: Gleilson Miranda/Secom)
“Eu estou muito agradecida. Existem uns que ainda falam mal, mas uns, não são todos. Eu sei o que passo todo ano com a alagação. Estou muito, muito agradecida”, disse Francisca de Souza (Foto: Gleilson Miranda/Secom)

Francisca não está maravilhada à toa com o projeto. As casas da Cidade do Povo têm em média 40 metros quadrados, com dois quartos, sala e cozinha. Além disso, a água do chuveiro será aquecida por meio do sistema de placas solares, uma novidade até mesmo dentro do programa nacional de habitação.

Moradora do bairro Cidade Nova, todos os anos em que o Rio Acre sobe demais, a casa de Francisca é uma das primeiras a sofrer os efeitos da cheia. “Essa vai ser uma segunda nova vida para mim. Eu passo muita dificuldade onde vivo. Quando o rio sobe a gente perde tudo, fica com medo de as crianças se afogarem. É uma bênção, uma verdadeira coisa de Deus, tirar a gente de lá e trazer para cá.”

Já existem muitas unidades habitacionais prontas na Cidade do Povo, aguardando apenas maiores avanços na infraestrutura como o término da estação de tratamento de água, e, a partir daí, as escolas, a delegacia e tantos outros instrumentos públicos. A ideia é de que mais de 3.300 famílias estejam de casa nova antes do carnaval, famílias que já são usuárias do Bolsa-Família, estão inseridas no CADÚnico e ainda não possuem moradia.

A emoção de Francisca aumentou ainda mais quando ela encontrou o governador Tião Viana, que a convidou e tantas outras famílias a conhecerem o projeto habitacional que praticamente será a terceira maior cidade do Acre no último sábado, 28. Com as mãos trêmulas de nervosismo por encontrar o governador pessoalmente pela primeira vez, Francisca abraçou Tião com força, da boca saindo apenas uma frase tímida, mas de grande impacto: “Muito obrigada!”.

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter