O Carnaval da Família terá efetivo de segurança reforçado e esquema especial de trânsito e transporte. O plano de operações foi apresentado na manhã desta quinta-feira, 16, na Sala de Situação da Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública (Sejusp).
O secretário José Américo de Souza Gaia garantiu que todo o estado estará em segurança durante o período de Carnaval. O comandante da Polícia Militar, cel. Luciano Dias, afirmou que somente no Arena da Floresta 170 policiais estarão reforçando diariamente as operações preventivas e repreensivas.
“Além desse esquema do Carnaval em Rio Branco, os municípios e os bairros contarão com reforço, com operacionalidade entre policiamento ostensivo e especializado”, garantiu Luciano Dias.
Câmeras inteligentes espalhadas pela cidade vão guiar a operação de segurança pública nos 50.000 m² destinados à folia no Arena da Floresta. O sistema é inédito na festa momesca do Acre. A ação foi muito elogiada pelos organizadores do evento. Sistema de reconhecimento facial e drones vão aumentar a vigilância e identificar suspeitos.
A Polícia Civil atenderá com uma delegacia especializada, com plantões durante os cinco dias de Carnaval dentro do Arena da Floresta. A Patrulha Maria da Penha também vai compor o reforço planejado. “As ocorrências serão registradas no local, com atenção especial para a violência doméstica e outros delitos comuns nesse tipo de evento”, pontuou o delegado geral José Henrique.
Taynara Martins, do Detran, garantiu a presença do Bloco da Educação de Trânsito, que estará orientando e desenvolvendo campanha educativa aos foliões. Ela assegurou blitz álcool zero. “Bebida não combina com direção. Temos várias alternativas de transportes para quem deseja se divertir com total segurança. Nesta festa, nossa campanha é para que o folião só leve boas lembranças”, destacou a diretora.
A RBTrans vai estar com ações preventivas para orientar os usuários das vias durante os cinco dias de folia, além de acompanhar também a operação do transporte coletivo. “A intenção é proporcionar maior fluidez e segurança no trânsito”, disse o superintendente Benício Dias.
A autarquia disponibilizará duas equipes com agentes de trânsito e transporte, diariamente, e outra equipe de engenharia de sobreaviso. As operações de isolamento e controle do trânsito ocorrerão em alguns trechos e haverá patrulhamento viário nos entornos da Arena da Floresta, das 17h às 4h da manhã.
Com relação ao transporte público, no plano de operação apresentado durante a coletiva, além das linhas comuns, haverá também uma linha especial Carnaval/Arena/Galeria Cunha, que fará o trajeto para as pontes de ferro e de concreto até a parada de ônibus perto da loja de material de construção Cimec, próximo à rotatória na Via Chico Mendes. O itinerário de retorno envolve os mesmos pontos.
Após o início da operação, às 23h, a concentração dos ônibus será no estacionamento da Arena da Floresta. A última viagem de retorno do itinerário especial será às 3h da manhã.
O secretário de Indústria, da Ciência e do Comércio, Assurbanipal Mesquita, agradeceu o trabalho de todos os operadores de segurança pública e das instituições parceiras. O prefeito Tião Bocalom disse que Rio Branco “terá um dos melhores carnavais dos últimos anos”.