Governo planeja ações de contingência para possíveis cheias dos rios

O governo do Acre, por meio da Secretaria de Meio Ambiente e das Políticas Indígenas (Semapi), realizou nesta quinta-feira, 16, no Centro de Convenções da Universidade Federal do Acre (Ufac), uma reunião técnica de preparação, prevenção e resposta ao período de cheia no estado – a Pré-Cheia Acre, reunindo diversos órgãos para discutir os prognósticos climatológicos do trimestre e o panorama geral do período de cheia dos rios.

Diversas instituições participaram do evento. Foto: Pedro Devani/Secom

A secretária em exercício da pasta, Renata Silva, ressaltou a importância do encontro. “A Pré-Cheia Acre é realizada anualmente, no período chuvoso. Foram apresentados os planos de contingência no estado e em Rio Branco, para serem executados em caso de cheias”, disse.

Segundo o responsável pela Coordenadoria Estadual de Proteção e Defesa Civil (Cepdec), coronel Carlos Batista, o Acre está preparado para atuar frente às possíveis alagações.

“Desde o início de janeiro, o governador Gladson Cameli determinou que elaborássemos o plano de contingência, incluindo vários órgãos. Portanto, em caso de inundação que envolva algum município do Acre, iremos dar um atendimento rápido e adequado”, informou Batista.

Os planos de contingência para possíveis cheias foram apresentados.  Foto: Odair Leal/Sesacre

Durante o evento, palestras abordaram as temáticas de chuvas, cheias e as suas consequências, ministradas pelos técnicos do Centro Gestor e Operacional do Sistema de Proteção da Amazônia (Censipam), do Serviço Geológico do Brasil, de Rondônia, da Companhia de Pesquisa de Recursos Minerais (CPRM) e pelos coordenadores das defesas civis estadual e municipal.

Gestores, titulares das defesas civis municipais e estadual, representantes do Corpo de Bombeiros do Acre (CBMAC), da Secretaria de Estado de Assistência Social, da Mulher e dos Direitos Humanos, da Ufac, estudantes e sociedade puderam acompanhar o evento no formato presencial e online.

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter