Em Cruzeiro do Sul, governo e parceiros realizam oficina de vigilância e controle da malária

A meta do governo do Acre é elevar a qualidade de vida da população. A gestão, que entrou para a história pelo trabalho eficaz de combate à pandemia de covid-19, segue atuante para melhorar, ampliar e deixar os serviços de Saúde acessíveis a todos. Exemplo disso é a Oficina de Vigilância e Controle da Malária, realizada em Cruzeiro do Sul nesta quinta-feira, 16.

Registro da oficina realizada no Juruá. Foto: Diego Silva/Secom

A ação tem parceria do Ministério da Saúde (MS), da Universidade Federal do Acre (Ufac), do Instituto Tocantinense Presidente Antônio Carlos (ITPAC), e contou com a participação de agentes da pasta de Saúde de Cruzeiro do Sul, Mâncio Lima, Rodrigues Alves, Porto Walter, Marechal Thaumaturgo e Feijó, além de representante do Amazonas.

A meta do MS é eliminar a doença até 2035. Foto: Diego Silva/Secom

O teatro dos Náuas foi o palco da troca de experiências e conhecimentos sobre o trabalho que vem reduzindo os casos da doença na região e em todo o estado. A meta do Ministério da Saúde é eliminar a malária no Brasil até 2035.

Acre segue reduzindo os casos de malária a cada ano: de 20 mil em 2017 para 6 mil em 2022. Foto: Diego Silva/Secom

Raimundo Alves da Costa, representante da Secretaria de Estado de Saúde (Sesacre), fala do papel mediador do Estado no combate a doenças transmitidas por vetores. “A gestão estadual é interlocutora entre o MS e os municípios, garantindo o apoio à continuidade e efetivação de políticas voltadas à vigilância e ao combate da malária. Vamos seguir de mãos dadas com cada região para efetivar o plano de eliminação da doença”, disse.

Cruzeiro do Sul, cidade mais populosa do Vale do Juruá, é um dos destaques na redução dos casos da doença no Acre. De acordo com os dados da secretaria municipal, houve queda de 41% dos casos em 2022, quando comparados a 2021.

Cruzeiro do Sul reduziu 42% os casos de malária em 2022, quando comparados a 2021. Foto: Diego Silva/Secom

O coordenador local de vigilância entomológica, Leonísio Medonça, afirma que a conquista histórica é resultado de um trabalho primoroso e fruto de parcerias que priorizam a promoção de saúde da população. Na visão dele, a oficina é fundamental para aperfeiçoar o combate à malária nos municípios. “A vinda do MS aprimora nosso trabalho, com informações técnicas e o conhecimento da rotina de trabalho realizado no estado”, avaliou.

O que disseram

“O plano de eliminação da malária é de fundamental importância, pois a doença tem afetado a região e contribuído para o surgimento de problemas que prejudicam a cadeia alimentar e produtiva e dificultam o aprendizado dos alunos. Eliminar a doença na Amazônia é um grande desafio e o plano traz mecanismos para que possamos executar nossas ações”, pontuou Francisco de Melo Santos, gerente de Endemias de Mâncio Lima.

Francisco Santos, de branco, representante da Saúde de Mâncio Lima. Foto: Diego Silva/Secom

“A integração é primordial para que alcancemos a meta de eliminar a malária até 2035. O vínculo e a troca de experiências com outras esferas do governo é essencial”, Nádia Martinez, representante da Secretaria de Saúde de Rodrigues Alves.

Nádia, representante da Saúde de Rodrigues Alves. Foto: Diego Silva/Secom

“Estamos discutindo estratégias que possam melhorar a vida da população do Acre e do Amazonas. O evento apresenta boas iniciativas e estratégias inovadoras que vão fortalecer as ações de prevenção, controle e eliminação da malária”, enfatiza Mirna Marata, representante do estado do Amazonas.

Mirna, representante da Saúde do Amazonas. Foto: Diego Silva/Secom

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter