Capixaba recebe o projeto Mulher Cidadã no próximo fim de semana

Cerca de mil pessoas deverão ser atendidas (Foto: Angela Peres/Arquivo/Secom)
Cerca de mil pessoas deverão ser atendidas (Foto: Angela Peres/Arquivo/Secom)

O projeto Mulher Cidadã levará serviços de saúde, economia, cidadania, segurança pública e justiça aos moradores de Capixaba nesta sexta-feira, 13, e sábado, 14. Cerca de mil pessoas devem ser atendidas na Escola Municipal Noélia Maria, na sexta, das 14 às 18 horas, e no sábado, das 8 às 18 horas.

Para quem mora na zona rural do município, transporte gratuito até o local dos atendimentos será oferecido pela Secretaria de Estado de Extensão Agroflorestal e Produção Familiar (Seaprof).

O programa Saúde Itinerante, da Secretária de Estado de Saúde (Sesacre), levará médicos das áreas de clínica médica, gastroenterologia, ginecologia e obstetrícia, pediatria, dermatologia, psiquiatra, cardiologia e geriatria, além de outros profissionais da saúde.

Serão ofertados ultrassonografia, preventivo do câncer do colo do útero (PCCU), endoscopia digestiva alta e eletrocardiograma, e exames laboratoriais. A vice-governadoria fará roda de conversa sobre drogas.

A Secretaria de Estado de Educação e Esporte (SEE) promoverá uma oficina sobre prevenção da gravidez na adolescência. Atendimento psicossocial e roda de conversa sobre violência doméstica serão realizados pela Secretaria de Estado de Políticas paras as Mulheres (SEPMulheres), que levará psicólogos e assistentes sociais, além de equipe técnica.

Roda de conversa sobre violência doméstica e atendimento social também serão realizados pela Secretaria de Estado de Segurança Pública (Sesp), por meio do programa Delegacia Itinerante. A Polícia Militar do Acre (PMAC) reforçará a segurança da região dos atendimentos.

A população poderá contar, também, com uma Feira de Economia Solidária das Mulheres, promovida pela Secretaria de Estado de Pequenos Negócios (SEPN). Parceiros do projeto Mulher Cidadã estarão presentes. A Defensoria Pública do Estado (DPE) ofertará atendimento jurídico.

A Vara de Execuções Penais do Tribunal de Justiça do Estado do Acre (TJ/AC) ofertará serviço de corte de cabelo, por meio do Grupo de Beleza, que disponibiliza cursos profissionalizantes a reeducandas dos complexos penitenciários do estado.

Mulher Cidadã

O projeto Mulher Cidadã tem como proponente o gabinete da vice-governadora Nazareth Araújo, sendo executado pelas secretarias de Polícia Civil (SEPC), Articulação Institucional (SAI), Desenvolvimento Social (SEDS), SEE, SEPN, Sesacre, SEPMulheres e Sesp, e Assessoria Especial da Juventude (Assejuv).

Também são parceiros do projeto a DPE, que oferece assistência jurídica em geral, o TJ/AC, por meio da Vara de Execuções Penais e Medidas Alternativas, e o Ministério Público Estadual (MPE/AC).