outubro rosa

Campanha de prevenção ao câncer de mama é aderida pelos servidores do Procon

Com o objetivo de alertar as mulheres e a sociedade sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de mama e de colo do útero, os servidores do Instituto de Proteção e Defesa do Consumidor no Acre (Procon/AC) aderiram à campanha Outubro Rosa.

Nesta sexta-feira, 15, a gestão da autarquia promoveu em sua sede administrativa, na cidade de Rio Branco, uma palestra sobre a temática, ministrada pelo enfermeiro Edson Gomes Júnior, que abordou os assuntos relacionados aos sintomas, autoexame, tipos de câncer, tratamento, prevenção, entre outros tópicos.

Os servidores do Procon aderiram à campanha Outubro Rosa. Foto: Neto Lucena/Secom

“Além de defender os direitos dos consumidores, também estamos promovendo atividades que colaborem com a melhoria da saúde de quem faz parte da nossa equipe técnica. Neste sentido, a palestra compartilha os cuidados necessários sobre a prevenção do câncer de mama aos servidores que, por sua vez, repassarão essas informações em seu núcleo social e familiar, além de aprimorar o seu conhecimento quando essa temática estiver envolvida em algum conflito consumerista”, destaca a diretora-presidente do Procon/AC, Alana Albuquerque.

Na oportunidade, o enfermeiro Edson Gomes dialogou com os funcionários públicos sobre os dados que apontam que o câncer de mama é o tipo de mais comum de câncer que acomete as mulheres. De acordo com o Instituto Nacional do Câncer (INCA), em 2021, serão registrados mais de 69 mil novos casos de câncer de mama no Brasil. No entanto, o especialista alertou que a patologia também acomete os homens, o que correspondente à 1% dos casos confirmados.

O enfermeiro Edson Gomes palestrou para os funcionários da autarquia sobre os métodos de prevenção ao câncer de mama. Foto: Neto Lucena/Secom

O profissional da saúde também repassou orientações sobre as medidas que contribuem para prevenir o câncer de mama, como exemplo, a adoção de comportamentos protetores relacionados a uma alimentação saudável, realizar atividades físicas com regularidade, evitar a ingestão de bebidas alcoólicas em grande quantidade e adotar manutenção adequada do peso corporal.

“Fiquei honrado pelo convite da diretora do Procon, em estar presente nas dependências da instituição e poder dialogar com esses servidores, que prestam um serviço essencial para a sociedade. E neste mesmo viés, eu estou aqui, compartilhando informações sobre esta grave doença, que diagnosticada precocemente, aumenta suas chances de cura dos pacientes. Por isso, momentos de ensinamentos e aprendizagem, como foi essa palestra, são essenciais para a prevenção do câncer de mama”, disse Edson Gomes.