reconhecimento

Trabalho desenvolvido por profissionais da Policlínica Tucumã recebe prêmio do Instituto Albert Einstein

O Núcleo de Assistência à Saúde do Trabalhador e Trabalhadora (Nastt) da Policlínica Tucumã teve seu trabalho reconhecido, nacionalmente, como a 3ª melhor iniciativa na categoria Relato de Experiência, durante o IV Simpósio Internacional de Atenção Primária à Saúde e I Simpósio da Planificação da Atenção à Saúde. O evento foi promovido pelo Instituto Israelita de Ensino e Pesquisa Albert Einstein, em São Paulo (SP).

Concorrendo com 160 experiências do país inteiro, trabalho desenvolvido por profissionais da Policlínica Tucumã recebeu prêmio do Instituto Israelita de Ensino e Pesquisa Albert Einstein. Foto: Marcos Vicentti/Secom

Os serviços oferecidos pelo ambulatório das Práticas Integrativas e Complementares do Nastt concorreram com outros 160 trabalhos desenvolvidos no país inteiro. Instituído em outubro de 2020, o ambulatório oferta técnicas de Reiki, Laya Yoga, práticas corporais e auriculoterapia de forma individual e coletiva para os servidores da unidade. Atualmente, a equipe de profissionais é composta pela enfermeira Valéria Teixeira, a fonoaudióloga Jeanne Albuquerque e o fisioterapeuta Vilmar Bandeira.

Após avaliação dos trabalhadores, os profissionais de assistência do Nastt identificaram que as principais queixas relatadas estavam relacionadas à saúde mental (sintomas de ansiedade, insônia e irritabilidade) e dores músculoesqueléticas, a maior parte em decorrência da exaustiva e desafiadora missão na linha de frente de combate à pandemia de Covid-19.

Nastt oferece técnicas de Reiki, Laya Yoga, práticas corporais e auriculoterapia Foto: Marcos Vicentti/Secom

Após o início dos atendimentos, a equipe observou a diminuição dos afastamentos de trabalho por meio de licenças médicas e atestados. A interação vivenciada no auxílio prestado, escuta qualificada, acolhimento dos trabalhadores de saúde e suas queixas foram primordiais na identificação de situações de vulnerabilidade e assistência precoce.

“O principal objetivo do projeto é cuidar de quem cuida, para que o trabalhador da Saúde se sinta acolhido e valorizado. Melhorando a saúde física e mental e proporcionando qualidade de vida funcional. Ficamos felizes com este reconhecimento nacional e isso nos motiva ainda mais a prosseguir com os atendimentos, que estão apresentando excelentes resultados”, explica a enfermeira Valéria Teixeira.

Enfermeira Valéria Teixeira comemorou o prêmio recebido pelo Instituto Albert Einstein. Foto: Marcos Vicentti/Secom

Paciente confirma melhoria em sua qualidade de vida após procurar atendimento

A pedagoga Francisca Luzia Guimarães Cordeiro relata que sentia muitos desconfortos musculares e cansaço. Após passar pelos atendimentos, ela confirma a melhoria em sua qualidade de vida. “Fui atendida, inicialmente, pelo fisioterapeuta com as práticas corporais e, em seguida, fui encaminhada para o Reiki. Quando recebi alta, já estava sem as dores e, energeticamente, renovada. Eu me senti tão bem , que passei a incentivar meus colegas a também realizarem as sessões. Hoje, faço parte da equipe multiprofissional do Nastt da Policlínica Tucumã com muita satisfação”, conta.

Pedagoga Francisca Luzia Guimarães confirma melhoria em sua qualidade de vida após ser atendida pelos profissionais do ambulatório das Práticas Integrativas e Complementares do Nastt. Foto: Marcos Vicentti/Secom

A gerente-geral da unidade especializada, fisioterapeuta Luciana Oliveira Carvalho, afirma que o trabalho do Nastt tem contribuído de forma muito positiva. A gestora destacou o cuidado e o olhar mais direcionado ao trabalhador, que tanto necessidade dessas práticas.

“Quando trabalhamos com a prevenção, o dia a dia do funcionário se torna mais leve e produtivo e quem ganha com tudo isso é a população como um todo. Sou muito grata e muito satisfeita com o que essa equipe da Policlínica Tucumã vem elaborando em prol da saúde dos funcionários. Estão de parabéns”, enfatizou.

“Ressaltamos ainda que nenhuma dessas ações teria sido possível sem o apoio da Secretaria de Estado de Saúde, por meio do Núcleo de Práticas Integrativas e Complementares e do Cerest [Complementares e do Centro de Referência em Saúde do Trabalhador]”, completou.