Batelão Cultura estreia neste Domingo

Projeto tem como objetivo promover o acesso à cultura nas comunidades ribeirinhas de Rio Branco

Neste domingo a cultura vai, literalmente, descer o rio. A Prefeitura de Rio Branco, através da Fundação Garibaldi Brasil, realiza neste domingo, dia 25, a pré-estreia do Batelão Cultural. O projeto, que pretende desenvolver regularmente atividades culturais para as comunidades ribeirinhas do município, será inaugurado a partir das 17 horas no Mercado Velho com um cortejo realizado pelo Grupo Vivarte, e a apresentação da peça "O Casamento do Mapinguari".

"O Batelão abre um universo de possibilidades de trabalhar com comunidades que foram até agora esquecidas", afirma o presidente da Fundação Garibaldi Brasil, Marcos Vinícius. O Batelão Cultural funcionará como um ponto de cultura itinerante em rios e igarapés do município de Rio Branco, atendendo aproximadamente 5.000 ribeirinhos, comunidades historicamente excluídas do consumo de bens culturais. "Nestes dois primeiros meses do Batelão nós estaremos fazendo um trabalho experimental, aprendendo com o Rio, o Batelão e as comunidades ribeirinhas a melhor maneira de desenvolver o projeto. Mas há uma quantidade de atividades que podem ser desenvolvidas, como cinema, apresentações artísticas, aulas de educação ambiental e de patrimônio cultural", avalia o presidente da FGB.

Desta forma, o Batelão Cultural tem como objetivo garantir as aos ribeirinhos uma maior aproximação com a cultura e o resgate de suas próprias identidades tradicionais através da circulação de atividades artístico-culturais – teatro, música, cinema, circo, capoeira, leitura, esporte, lazer e informática, desenvolvendo assim um processo de inclusão social, digital e cultural.

O diferencial do batelão está na integração com o Rio Acre. "O Acre é um estado que surge a partir do Rio, mas ultimamente nós estamos esquecendo um pouco isso. Nós não queremos mais ver o rio apenas como um trajeto, algo que divide a cidade, mas o contrario, algo que a une", explica o presidente.

Para o desenvolvimento deste projeto foi financiado R$ 244.302 através de uma emenda do Deputado Nilson Mourão, financiado pelo Ministério da Cultura via convênio com a Prefeitura de Rio Branco.

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter