Aula inaugural para formação de tutores é realizada em Rio Branco

Alcinda Costa, coordenadora estadual do programa Formação pela Escola (Foto: Astorige Carneiro)
Alcinda Costa, coordenadora estadual do programa Formação pela Escola (Foto: Astorige Carneiro)

Fortalecer a atuação da comunidade escolar nos municípios e garantir o acesso ao conhecimentos dos programas educacionais. Este é o principal objetivo da parceria firmada entre o programa Formação pela Escola e a Escola Municipal do Servidor, que teve a aula inaugural do curso para tutores realizada nesta terça-feira, 14, no Centro de Referência e Inovações para Educação (Crie).

Criado em 2004 e atuando no Acre desde 2007, o programa Formação pela Escola é ligado às ações do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), com apoio da Secretaria de Estado de Educação e Esporte (SEE), destinando e informando a comunidade para a aplicação correta dos recursos escolares.

A parceria com a Escola Municipal do Servidor vem para formar cerca de 30 tutores, que atenderão as redes municipal e estadual de ensino, fortalecendo as ações do FNDE em Rio Branco e, em breve, replicando essas ações em outros municípios.

Mais de 20 profissionais da educação participam da formação inicial (Foto: Astorige Carneiro)
Mais de 20 profissionais da educação participam da formação inicial (Foto: Astorige Carneiro)

Alcinda Costa, coordenadora estadual do Formação pela Escola, explica que os tutores colaboram com a aproximação entre comunidade e equipe escolar. “Com os tutores, mais informações estarão acessíveis para quem tiver interesse sobre os programas escolares que atuam no Estado.”

Maria das Dores de Lima, professora de história há 25 anos, é uma das participantes da formação de tutores. Com a aposentadoria chegando ano que vem, a educadora ainda quer trabalhar na área. “Mesmo perto de me aposentar, quero dar continuidade aos meus trabalhos com o acesso à informação proposto pela parceria”, afirmou.

Diretora da Escola Municipal do Servidor, Conceição Cabral reforça os ganhos que a parceria irá trazer para as redes de ensino. “A participação popular, aliada à gestão democrática, colabora imensamente com a divulgação dos recursos educacionais”, disse.

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter