Aula inaugural de programa de alfabetização será dia 12 deste mês

mmmmm (Foto: Sérgio Vale/Secom)
A meta é zerar o índice de analfabetismo até 2018 (Foto: Sérgio Vale/Secom)

Como parte da meta do governador Tião Viana de zerar até 2018 os índices de analfabetismo existentes no Acre, a Secretaria de Estado de Educação e Esporte (SEE) anunciou na segunda-feira, 1, a realização da aula inaugural do programa de alfabetização “Aprender com as letras”, marcada para o dia 12 de junho, às 8h30, no Teatro Plácido de Castro (Teatrão). Para tratar do assunto, representantes da SEE acertaram detalhes com a titular da Secretaria de Comunicação (Secom), Andréa Zílio, nesta terça, 2, na Secom.

O coordenador do projeto e secretário adjunto de Educação, Moisés Diniz, detalhou que o Acre tem tido muitos avanços, mas que o percentual de 13,5% equivalente à taxa de analfabetismo ainda incomoda o Estado. O programa é mais uma aposta do governo, que pretende alcançar todas as pessoas que se encaixam nessa porcentagem, a maioria com mais de 40 anos e que vive em locais mais distantes.

“O Acre tem mostrado bons indicadores nos últimos anos, inclusive no Ideb [Índice de Desenvolvimento da Educação Básica], mas ainda precisamos mobilizar a sociedade para acabarmos de uma vez com esse índice existente. No fim de 2018, queremos que a Unesco [Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura] declare o Acre livre de analfabetismo”, ressaltou.

A reunião para definir detalhes da divulgação do evento foi realizada nesta terça (Foto: Diego Gurgel/Secom)
A reunião para definir detalhes da divulgação do evento foi realizada nesta terça (Foto: Diego Gurgel/Secom)

As inscrições já podem ser feitas nas escolas da rede estadual de ensino e são direcionadas para o público que estiver acima da faixa de 15 anos.

“Essa é uma importante e ousada iniciativa do governador Tião Viana. Estamos dando toda atenção ao programa, no intuito de divulgá-lo ao máximo, para que as pessoas busquem a alfabetização. Nos últimos 16 anos, a educação no estado teve muitas conquistas e avanços e essa promete ser mais uma”, diz Andréa.