Artesanato Yawanawá ganha marca e será comercializado em shopping

Os produtos foram desenvolvidos por artesãs de todas as aldeias Yawanawá (Foto: Bia Saldanha)
Os produtos foram desenvolvidos por artesãs de todas as aldeias Yawanawá (Foto: Bia Saldanha)

A partir desta terça-feira, 1, a cultura e o artesanato do povo Yawanawá serão atração no Via Verde Shopping. Até o dia 7 será realizada a Semana Yawa, com venda de peças artesanais, exposição de fotografias e projeção de vídeos sobre as mulheres da etnia.

O coral de mulheres Yawa fará apresentação na abertura da programação. Também será lançada a marca Raitihu, que na língua indígena quer dizer “adorno”. A linha foi criada para mostrar a cultura do povo e gerar renda para a comunidade.

Durante toda a semana, a loja conceito da marca vai comercializar os produtos de sua primeira coleção. Os visitantes do evento poderão conhecer o processo criativo das artesãs, os cantos tradicionais e poderão experimentar a pintura corporal.

Júlia Yawanawá, representante da comunidade, explica que todas as mulheres da etnia estão envolvidas no projeto. “A nossa ideia era ter uma marca que mostrasse o trabalho das artesãs de todas as aldeias, do nosso povo e que esse trabalho tão bonito pudesse ser reconhecido em qualquer lugar”, disse.

A ação é promovida pela Organização Sociocultural e a Cooperativa Agroextrativista Yawanawá, em parceria com a organização Forest Trend e apoio do governo do Estado, por meio do Instituto de Mudanças Climáticas e Regulação dos Serviços Ambientais (IMC).

IMG-20150831-WA0009