Primeira Feira Solidária movimenta economia de Brasileia

 

A feira reuniu aproximadamente 100 empreendedores da região (Foto: Kennedy Santos/Secom)
A feira reuniu aproximadamente 100 empreendedores da região (Foto: Kennedy Santos/Secom)

O fim de semana foi agitado para a economia de Brasileia. A boa movimentação financeira se deu em decorrência da primeira Feira de Economia Solidária realizada nos últimos três dias pelo governo do Estado, por meio da Secretaria de Pequenos Negócios, com o apoio do Sebrae/AC.

Fomentada pelo Programa Estadual de Feiras Regionais, a feira reuniu aproximadamente 100 empreendedores da região, que expuseram e comercializaram seus produtos. Brasileia é 16° município acreano a receber o programa, que destinou 35 barracas comerciais aos feirantes.

Para Ailson Bastos, a feira é uma ótima oportunidade de negócio (Foto: Kennedy Santos/Secom)
Para Ailson Bastos (centro), a feira é uma ótima oportunidade de negócio (Foto: Kennedy Santos/Secom)

Famoso pela produção de derivados do leite, o produtor Ailson Bastos ressalta que a feira é uma ótima oportunidade de negócio. “Aqui a gente pode expor os nossos produtos e fazer uma propaganda maior. Muita gente veio ver, gostou e comprou. Já estou animado para a próxima feira”, declarou.

As feiras de economia solidária reúnem os mais diversos produtos. Artesanato, objetos de decoração, sandálias de látex, comidas regionais, frutas e verduras frescas são alguns dos itens encontrados nos eventos. Alegria também é uma marca registrada, já que as feiras dispõem sempre de uma vasta programação cultural.

A deputada estadual Leila Galvão observa que o programa cria espaços e oportunidades para os empreendedores: “Foram três dias de muitas atividades comerciais, que geraram uma renda para os pequenos empreendedores e famílias, sem falar na movimentação da economia local, que foi muito positiva”.

Jorge Saad, gerente regional do Sebrae/AC, explica que o momento é muito oportuno para realização da feira, uma vez que Brasileia teve sua economia abalada no início do ano, em decorrência da enchente do Rio Acre.

“Os investimentos do Programa de Feiras Regionais em Brasileia giram em torno de R$ 50 mil. Isso significa oportunidade de renda e trabalho para a população. O governo tem sido parceiro e incentivado a criação de espaços de comercialização dos pequenos negócios”, frisou Henry Nogueira, secretário de Pequenos Negócios.