Penúltima noite do evento contou com a tão esperada apresentação do cantor paraense Pinduca, o Rei do Carimbó.
Ontem, 5, durante penúltima noite da décima edição do Arraial Cultural, cerca de 25 mil pessoas foram ao estacionamento do estádio Arena da Floresta, segundo a Polícia Militar. Desde a última terça-feira, 1, os acreanos têm lotado a festa para ver quadrilhas juninas, participar das brincadeiras tradicionais e apreciar as comidas típicas.
Em 2008, a apuração do concurso de quadrilhas do Arraial Cultural aconteceu de forma inédita, sendo aberta ao público, com a nota anunciada por categoria em voz alta pelos coordenadores. A apuração foi concluída na tarde de ontem, 5, feita por uma comissão julgadora composta por cinco pessoas.
Os jurados elegeram como a grande campeã a quadrilha Pega-Pega e em segundo e terceiro lugar, os grupos Sassaricando e Matutos da Roça. Hoje, 6, na noite de encerramento do evento, as quadrilhas vencedoras do concurso serão premiadas com um grande show de fogos e ao som da Banda Forró Pesado.
A organização montou um palco alternativo, o "Saudades do Seringal". Na noite de ontem, o grupo Monteirinho e Os Bangunceiros do Forró embalaram o evento com um repertório característico das festas populares. Também houve a apresentação do grupo As Pastorinhas, mostrando ao público diversas cantigas de roda infantis e do grupo cearense de cordel As Catirinas: Uma Comédia Tradicioanal Popular.
O espetáculo de As Catirinas conta a história de duas artistas que viajam de praça em praça levando alegria por onde andam, tudo em meio a emboladas, versos e poesias de cordel. "A nossa apresentação representa a essência da mulher sertaneja", definiu uma das integrantes do grupo, Josy Correa. Ela também elogiou a boa recepção acreana. "É a primeira vez que viemos ao Acre e estamos muito felizes com a forma que fomos recebidas", elogiou. O espetáculo As Catirinas: Uma Comédia Tradicional Popular também será apresentada na noite de hoje, 6, data em que encerra o Arraial Cultural.
Mas a grande e mais aguardada atração foi o show do cantor paraense Pinduca, apresentando o repertório de seu DVD, marcado pelos ritmos sirimbó, lári-lári, lambada e lamgode, as especialidades do Rei do Carimbó. Fazem mais de trinta anos que o artista não vem ao Acre e retornar ao Estado depois de tantos anos, segundo ele, foi uma oportunidade encantadora.
"Rio Branco é uma cidade linda, fiquei maravilhado com a gente daqui. Se Deus quiser, voltarei ao Acre para fazer mais shows", disse o artista. Durante o show, Pinduca juntamente com a sua banda, composta por 18 pessoas, entre músicos e bailarinos, garantiu a animação do público. Até aqueles que nunca dançaram carimbó na vida, arriscaram alguns passos.
Para a noite de encerramento, a animação fica por conta dos grupos Caravana do Pecado e Verônica Padrão com a Banda Pimenta de Cheiro. Também irão se apresentar as quadrilhas da 3ª Idade do Sesc e Rosa Divina, vinda diretamente de Porto Velho.
O Arraial Cultural é promovido pelo Governo do Estado do Acre, através da Fundação de Cultura e Comunicação Elias Mansour (FEM) e apoio da Prefeitura de Rio Branco, por meio da Fundação Garibaldi Brasil e da Liga das Quadrilhas Juninas do Acre.