Arraial Cultural encerra com premiação e desfile das quadrilhas campeãs

Malucos na Roça recebeu a premiação da primeira-dama Marlúcia Cândida (Foto: Angela Peres/Secom)

O 19º Arraial Cultural encerrou sua programação na noite deste  domingo, 9, com a premiação e apresentação das três quadrilhas campeãs. Com a Arena dos Folguedos lotada, a programação ofereceu o show da banda Forró Pesado e outras atrações da cultura popular junina.

Nos sete dias de evento, os organizadores totalizaram um público de 40 mil pessoas. Somente no último dia 10 mil lotaram o espaço do Calçadão da Gameleira.

O Arraial Cultural é realizado pelo governo do Estado, por meio da Fundação de Cultura Elias Mansour (FEM) com o apoio da Prefeitura de Rio Branco, por intermédio da Fundação Garibaldi Brasil, e da Liga das Quadrilhas Juninas do Acre (Liquajac).

Esta edição apresentou como  tema “Tem pescaria, forró e balão, tem quadrilha a noite inteira, tem festança de São João” reforçando o evento como de maior expressividade do calendário artístico-cultural do estado.

Entrega das premiações

Deputado Daniel premia o segundo lugar, a quadrilha Matutos na Roça (Foto: Angela Peres/Secom)

Malucos na Roça (1º lugar), Matutos na Roça (2º lugar) e Pega-Pega (3º lugar), foram as vencedoras do concurso.

A entrega da premiação foi feita pela primeira-dama Marlúcia Cândida,  Karla Martins, presidente da FEM, e pelo deputado Daniel Zen, que destinou uma emenda parlamentar em apoio ao Arraial Cultural.

A primeira colocada recebeu um cheque no valor de R$ 6,5 mil e uma viagem a Palmas (TO) com ônibus fretado para participar do Concurso Nacional. Outros prêmios também foram entregues, como melhor noivo e noiva, personagem, rainha e rei e animador.

“A cada edição o Arraial Cultural vem promovendo a cultura popular trazendo com isso uma importante contribuição para o segmento junino. É um trabalho importante que esses grupos vêm desenvolvendo em suas comunidades. Todas as quadrilhas fizeram bonito dando o brilho merecedor desse grande evento. Ficamos felizes que nestes sete dias de evento o público lotou o espaço da Gameleira, tão representativo para nossa história e cultura”, disse a presidente da FEM.

Karla Martins fez a entrega para Pega-Pega, terceiro lugar (Foto: Angela Peres/Secom)

Para o coordenador da Malucos da Roça, Bismarck Moura, a sensação de levar o primeiro lugar é de dever cumprido.

“Não dura apenas seis meses o nosso preparo para o concurso dura o ano todo. Concluindo aqui já estamos pensando o tema do ano seguinte. Agora é representar o nosso Acre no nacional com a mesma garra e amor.  Agradecemos ao governo do Estado, a FEM por mais uma edição do arraial que vem promovendo a cultura junina no nosso estado”, disse.

Marlúcia Cândida fez a entrega da premiação para a quadrilha vencedora. “Parabéns a todos os quadrilheiros porque o importante é valorizar a cultura popular. Vocês passam o ano elaborando toda a apresentação para  fazer bonito. Todos aqueles que de alguma maneira dentro de seu coração se sentiu feliz de dançar representando o seu grupo, contem  com o governo no incentivo a essa rica cultura”, disse.

Após a premiação, o grande momento de consagração foi quando os brincantes dos três grupos vencedores formaram um único cordão junino. O público aplaudiu o verdadeiro show de cultura popular.

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter