Mais 61 bibliotecas serão instaladas no interior do Estado
Livros depositados em uma pequena estante disponibilizados para dezenas de comunidades rurais. O acesso facilitado ao mundo das letras foi lançado no Acre em abril deste ano. Desde então já foram inauguradas 50 unidades. E na próxima quinta-feira, 28, mais 61 bibliotecas serão entregues em Cruzeiro do Sul, Mâncio Lima, Marechal Thaumaturgo, Porto Walter e Rodrigues Alves.
O programa Arca das Letras é desenvolvido no Brasil pelo Ministério do Desenvolvimento Agrário, e conta com o apoio do Ministério da Educação, por meio do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), do Ministério da Cultura, do Banco do Brasil (Projeto BB Fome Zero), editoras, artistas e movimentos sociais. No Acre, é realizado em parceria com a Fundação de Cultura Elias Mansour.
Helena Carloni, chefe do Departamento Estadual de Bibliotecas Públicas explica que o projeto começou idealizado como ponto de leitura pelo Departamento Estadual de Bibliotecas Públicas e foi apresentado a Fundação de Cultura Elias Mansour onde recebeu total apoio. "Resolvemos unir forças com o Ministério do Desenvolvimento Agrário para poder implantar o programa Arca das Letras aqui no estado", comenta. Para que o programa cumpra seus objetivos agentes de leitura residentes das comunidades rurais são capacitados e aprendem sobre todos os cuidados que se deve ter com o acervo, desde como fazer o empréstimo do livro até estimular a comunidade a tomar gosto pela leitura.
A solenidade de entrega das bibliotecas será em Cruzeiro do Sul a partir das 14 horas no Teatro José de Alencar. Também da quinta-feira acontece a capacitação dos Agentes de Leitura das comunidades dos municípios que serão beneficiados.