Américo de Mello tem acervo de fotografias publicado em álbum

Registros contam a história do Acre desde a década de 60

lacamento_do_livro_americo_de_melo_270808_2.jpg

Em seu álbum, Mello registra momentos históricos do Acre. (Foto: Angela Peres/ Secom)

O lançamento do álbum fotográfico Encontro da História do Acre-Estado, 46 Anos foi realizado às 17h30, no Palácio da Justiça – Centro Cultural do tribunal de Justiça do Estado do Acre.

A idéia de uma mostra de fotografias surgiu em 2007, quando o cineasta Adalberto Queiroz aproveitou as comemorações do aniversário de 80 anos de Américo para fazer um levantamento do acervo do fotografo, que acabou sendo gravado em um DVD.

No ano do seu aniversário de 80 anos, o artista plástico Glicério Gomes sugeriu a montagem de uma exposição com as fotos, que passou por várias entidades locais, como o Tribunal de Contas do Estado, o Memorial dos Autonomistas e a Justiça Federal. Agora a exposição irá permanecer no Tribunal de Justiça até o dia 17 de setembro

A primeira foto do acervo data de 1962 no momento da assinatura da lei 4.070, que elevou o Território do Acre à categoria de Estado e conquistou a autonomia para escolher seus dirigentes, arrecadar impostos e estabelecer suas leis.

Devido ao grande sucesso e procura pelas fotografias, Américo decidiu lançá-las em um álbum fotográfico. "Estou na verdade contando a história antiga e atual por meio de imagens", ressaltou Américo.

O autor – Antonio Américo de Mello, natural de Independência (CE) e profissional da saúde, construiu sua carreira como fotógrafo no Acre, onde chegou no ano de 1955. A projeção profissional se deu com a parceria firmada com o jornalista José Leite, com quem começou trabalhando para a revistinha "A Bola" e depois no jornal "O Rio Branco".

Integrou a Associação dos Repórteres Fotográficos de São Paulo e atuou como delegado da Associação dos Repórteres Cinematográficos do Brasil no Acre. Mello também foi correspondente de importantes revistas brasileiras como "Placar" e "Integração". Hoje, com mais de 50 anos atuando como profissional, orgulha-se de ser um dos primeiros jornalistas profissionais com registro no Ministério do Trabalho no Acre.

Sua obra fotográfica, que reúne mais de 50 mil trabalhos, registra desde os governos acreanos até a evolução arquitetônica da cidade de Rio Branco nas últimas décadas, constituindo um importante acervo para a história do Estado.

A exposição – A exposição faz parte da quinta Edição do Projeto Mais Arte, que traz as fotografias de Américo de Mello intituladas "Acre Estado 46 anos". Em todas as peças da mostra é retratada a história política do Acre e das instituições públicas do Estad.

A mostra vai até o dia 17 de setembro e pode ser visitada das 8 às 18 horas.

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter