Precisa-se de trabalhadores, tratar com indústrias

Setor produtivo apresenta grande demanda por contratação imediata de mão-de-obra capacitada

industria_200808_5.jpg

Vagas para trabalhadores capacitados em diversas áreas estão abertas nas indústrias. (Foto: Angela Peres/Secom)

Precisa-se de trabalhadores, de preferência capacitados. Há vagas para pedreiros, carpinteiros, mestres-de-obras, marceneiros, lustradores, estopadores, costureiros, faqueiros, técnicos de ar-condicionado e em refrigeração, mecânicos e mais um sem-número de funções. Tratar, com urgência, nas indústrias acreanas.

Não é de hoje que o setor vem dando sinais de franca expansão. Uma pesquisa realizada no ano passado pelo Departamento Nacional do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI) ratificou a atual situação vivida no Estado. No estudo, foram identificados os postos de trabalho existentes, segundo categorias ocupacionais, além das dificuldades enfrentadas para recrutamento e contratação de pessoal qualificado para as áreas de produção e manutenção.

O levantamento sondou funcionários das indústrias da Construção Civil, de Alimentos e Bebidas, Madeira e Mobiliário, Vestuário e Acessórios, Serviços Industriais de Utilidade Pública (produção e distribuição de energia, tratamento e distribuição de água e correios) e Serviços de Manutenção e Reparação de Aparelhos de Refrigeração. Esses segmentos representam, em conjunto, 115 estabelecimentos que empregavam 6.056 pessoas, à época da análise.

Para a pesquisa, 68 dessas 115 empresas foram efetivamente entrevistadas. No total, a amostra sondada representou 59,1% dos estabelecimentos e 68,2% dos empregados existentes no universo de referência. O estudo é composto por dados quantitativos, coletados nos estabelecimentos selecionados, bem como por entrevistas qualitativas, realizadas com lideranças regionais.


Mão-de-obra por atividade econômica

De longe, é a indústria da construção civil a maior empregadora do setor. Responsável por mais de quatro em cada dez postos de trabalho computados nas empresas da amostra (42,2%), é nela que se encontram as maiores demandas por contratação imediata. À época da pesquisa, computavam-se 87 vagas para pedreiros, 31 para carpinteiros, 29 para mestres-de-obras, 14 para auxiliar de serviços gerais e 13 para serventes.

Os Serviços Industriais de Utilidade Pública é o segundo setor que mais emprega, com 25,3% dos postos de trabalho. Pela ordem, o setor Madeireiro e Mobiliário aparece na terceira posição, com 13,8%, seguido pela Indústria de Alimentos e Bebidas, com 13,5%. As demais atividades não ultrapassam os 3% cada.


Dificuldades para recrutamento e contratação de pessoal

De modo geral, as empresas sondadas afirmam ter dificuldade para recrutar e contratar pessoal qualificado para as funções das áreas de produção e manutenção, em especial as da Indústria da Construção Civil, que atua nas áreas de habitação, terraplanagem e infra-estrutura.

Segundo a pesquisa, apurou-se que as principais dificuldades para a contratação desse pessoal foram os itens "falta de profissionais qualificados", "profissionais com experiência, mas sem conhecimentos tecnológicos" e a "baixa escolarização".

De acordo com as lideranças empresariais entrevistadas, com o crescimento da economia estadual – em especial os setores de alimentos e da construção civil – a dificuldade é tamanha, que tem sido necessário importar pessoal de fora.

Como opção para solucionar parte das dificuldades encontradas em relação à qualidade da mão-de-obra empregada, pouco mais da metade das empresas pesquisadas toma iniciativa de realizar ou contratar atividades de capacitação para seus empregados.

As instituições de treinamento especializadas mais citadas foram o Instituto Euvaldo Lodi (IEL), SENAI, Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac), e as dependências das próprias empresas.

Demais demandas por contratação imediata

– Construção Civil: pedreiros, carpinteiros e mestre-de-obras;
– Alimentos e bebidas: pessoal da produção, trabalhadores da manutenção e faqueiros;
– Madeira e Mobiliário: marceneiro, estopador e lustrador;
– Vestuário e Acessórios: costureira, cortadeira, modelador-cortador;
– Serviço de Manutenção e Reparação de Aparelhos de Refrigeração: técnico de ar-condicionado, técnico em refrigeração e pessoal da produção;
– Serviços Industriais de Utilidade Pública: vistoria predial, administrativa e mecânico.


Demanda por capacitação profissional

A maioria dos conhecimentos e habilidades com graus mais elevados de carências está vinculada às áreas específicas, ou seja, que estão diretamente relacionadas às linhas de produção dos segmentos pesquisados. Para o questionário, foram adotadas as opções "nenhuma necessidade", "pouca necessidade", "muita necessidade" e "não se aplica" – quando as atividades desenvolvidas no estabelecimento não demandam os conteúdos/habilidades sugeridos no questionário.

Logo, as maiores demandas por conteúdos específicos encontram-se nas indústrias da construção civil, com percentuais iguais ou acima de 50% de respostas na opção "muita necessidade" em 16 áreas, alimentos e bebidas, com sete áreas com percentuais iguais ou acima de 50%, finalizando com os setores de madeira e mobiliário e do vestuário e acessórios, ambas com seis áreas deficitárias, com percentuais iguais ou acima de 50%.

Transversais – Quanto às áreas transversais, que são comuns a todos os segmentos econômicos, destacaram-se, especialmente, os conteúdos de "Gestão, Higiene e Segurança no Trabalho" e "Informática", como os que receberam indicações mais elevadas de demanda por capacitação por parte dos estabelecimentos pesquisados.

Observa-se ainda que se trata de linhas de conhecimento em que as unidades do SENAI-AC já dispõem de programas de capacitação, ou que podem, sem elevados investimentos em infra-estrutura, passar a oferecer por meio de suas diversas modalidades de atuação.

Espetáculo do crescimento

Apesar de ainda ser considerada pequena, a expectativa dos empresários entrevistados é que a indústria acreana tenha um crescimento muito acima da média nacional. Até porque, segundo eles, qualquer empreendimento que aqui se instale, terá uma representatividade muito grande.

Essa probabilidade se eleva com a abertura da Estrada do Pacífico e com as obras das hidrelétricas do Rio Madeira – que deverão contribuir ainda mais para o aquecimento da economia acreana. Logo, a oferta de emprego para profissionais capacitados para os inúmeros cargos disponíveis vem crescendo na mesma proporção.

Formar profissionais sintonizados com as demandas do mercado de trabalho é uma das missões do SENAI, e nesse sentindo a instituição já começou a propor novos cursos para atender às necessidades das indústrias, como é o caso do Núcleo da  Construção Civil – possivelmente será inaugurado na primeira quinzena de setembro – e novos cursos e consultorias na área de alimentos (panificação/confeitaria, refrigeração por amônia/ laticínios) na área de confecções e marcenaria.