Apresentação do Manual de Revisão do Plano Plurianual reúne mais de 70 servidores

Na quarta-feira, 26, mais de 70 servidores de órgãos diretos e indiretos do Estado participaram de uma reunião online para a apresentação do Manual de Revisão do Plano Plurianual  (PPA) 2020-2023, com o objetivo de orientar sobre o processo de revisão do planejamento e diretrizes da atual gestão.

No dia 2 de junho, responsáveis pelo planejamento e orçamento dos órgãos do Estado se reunirão novamente. Foto: cedida

A reformulação do plano bem como a sua atualização são necessárias devido às recentes mudanças nos cenários fiscal e econômico, assim como, na estrutura da administração estadual e, em especial, em decorrência da crise sanitária causada pela pandemia.

O foco principal desse processo de revisão é aperfeiçoar e melhorar a gestão do PPA em que serão analisadas as seguintes atividades: o alinhamento estratégico setorial, a revisão das iniciativas, o detalhamento de metas e a validação das propostas orçamentárias.

A equipe da Secretaria de Estado de Planejamento e Gestão (Seplag) e os representantes da Rede Acreana de Planejamento e Orçamento Governamental (Replag) debateram vários assuntos, dentre eles, a consolidação do PPA, na qual cada órgão do Estado deve reavaliar suas iniciativas e metas dentro do plano (missão, visão e valores) com o intuito de orientar o governo para os próximos dois anos.

A Replag tem como função principal a implementação, o monitoramento e a avaliação das ações e projetos prioritários do governo do Estado.

Buscando essa consolidação foi acordado que os representantes da rede realizarão suas próprias iniciativas e metas em suas secretarias e as informações traçadas serão colocadas em um sistema de revisão desenvolvido pela Seplag que ajudará na finalização da revisão da consolidação do PPA.

“Na reunião falamos sobre a situação econômica e financeira do Estado e se a ocasião ainda está adequada a nossa realidade. Ficou claro para o grupo que precisamos trabalhar com os recursos que já estão assegurados, como ações e projetos. Esse encontro foi de grande importância para a troca de ideias, como também tirar as dúvidas sobre o novo sistema”, explicou Vasti Queiroz, chefe do Departamento de Planejamento Governamental (Deplag).

Vale ressaltar que o Plano Plurianual tem como finalidade estabelecer as diretrizes, objetivos e metas de médio prazo da administração pública e é construído de 4 em 4 anos, apresentado no mês de setembro à Assembleia Legislativa do Acre.

No dia 2 de junho, responsáveis pelo planejamento e orçamento dos órgãos do Estado, se reunirão novamente para mais uma reavaliação dos objetivos e apresentar suas iniciativas internas para os demais servidores.

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter