Covid-19

Após visita de Cameli, Ministério da Saúde antecipará vacinação dos profissionais de segurança que atuam na linha de frente da pandemia

Engajado nas ações de enfrentamento à pandemia, o governador Gladson Cameli não fez cerimônias com o novo ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, ao pedir o aumento no volume de vacinas enviadas ao Acre e urgência na inclusão dos profissionais das forças de segurança no Plano Nacional de Imunização, o PNI, que regula a vacinação contra a Covid-19 em todo o país.

Governador Gladson Cameli, em audiência na segunda-feira, 29, com o ministro da Saúde, Marcelo Queiroga. Foto: David Casseb

O encontro, realizado na segunda-feira, 29, em Brasília (DF), teve um salto positivo, quando na terça-feira, 30, o governo federal, por meio do Ministério da Saúde (MS) anunciou a antecipação da vacina para trabalhadores de segurança e salvamento e de membros das Forças Armadas que atuam diretamente na linha de frente da Covid em todo país, logo após reunião com secretários estaduais e municipais de Saúde.

Ainda na terça, o governador Gladson Cameli encaminhou ao ministro Marcelo Queiroga, o ofício assinado por todos os governadores que compõem o Consórcio Interestadual de Desenvolvimento Sustentável da Amazônia Legal, do qual Cameli faz parte, solicitando a imunização dos servidores da Educação e da Segurança.

“Cada minuto conta e não podemos perder tempo quando o assunto é salvar vidas. Os profissionais da Segurança vêm trabalhando diuturnamente na linha de frente do combate à Covid-19 e na garantia da segurança da população, o que era justo incluí-los na prioridade das prioridades, claro, dentro das regras e disponibilidades das vacinas. Agradeço a sensibilidade do ministro da Saúde, que incluiu esses profissionais no grupo prioritário. A minha felicidade será completa quando todos estiverem imunizados”, diz o governador Gladson Cameli.

A vacinação será destinada aos profissionais das forças de segurança e salvamento que atuam no atendimento ou transporte de pacientes, resgate e atendimento pré-hospitalar, apoio à vacinação e vigilância das medidas de distanciamento associadas à prevenção da Covid-19. A cota destes servidores deve ser incluída a partir da próxima distribuição das vacinas.

Os demais trabalhadores da segurança pública e forças armadas, que não se enquadrarem nas atividades expostas às ações de combate à pandemia, deverão ser vacinados de acordo com o andamento da campanha nacional de vacinação contra a covid-19.

O envio do quantitativo de doses de vacinas, de maneira escalonada e proporcional, será definido entre o Ministério da Saúde e os conselhos de Secretários Estaduais e Municipais de Saúde (Conass e Conasems, respectivamente).

No caminho certo

Outra boa notícia também veio na terça-feira, 30, em confirmação as boas decisões do governo do Acre nas ações de enfrentamento à Covid-19, quando a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) concedeu certificação de boas práticas de fabricação a farmacêutica Inovat Indústria Farmacêutica/União Química, responsável pela produção da Sputnik V.

No dia 22 de março, o governador Gladson Cameli assinou o contrato de aquisição de 700 mil doses da vacina Sputnik V, um marco decisivo no combate à pandemia do coronavírus e renovação de esperança da população acreana por dias melhores.

A certificação é o documento necessário para obtenção do registro de medicamentos biológicos. Ela garante que as empresas cumpram com as boas práticas necessárias para assegurar a qualidade, eficácia e segurança dos medicamentos. Além da Sputnik V, a Janssen-Cilag Farmacêutica também obteve certificado da Anvisa.

Previsto para chegar ao estado até a segunda metade de abril, o lote único das doses da Sputnik V assegura a imunização de 350 mil pessoas, contemplando todo o público com idade entre 20 e 59 anos. O investimento do governo do Acre na compra das vacinas será de, aproximadamente, R$ 40 milhões.