Aluno da Escola Edilson Façanha se destaca e disputa OLP em dezembro

Com caráter bienal, a Olimpíada de Língua Portuguesa (OLP) foi criada para estimular a escrita e a leitura entre os alunos da Educação Básica, e está em sua quarta edição, dando continuidade à iniciativa do Ministério da Educação (MEC) e da Fundação Itaú Social.

Os estudantes são separados de acordo com suas categorias e com as séries em que se encontram: Poema: 5º e 6º anos do Ensino Fundamental; Memórias literárias: 7º e 8º anos do Ensino Fundamental; Crônica: 9º ano do Ensino Fundamental e 1º ano do Ensino Médio; e Artigo de opinião: 2º e 3º anos do Ensino Médio.

O aluno Rodrigo Verus e a professora Francisca Freitas
Aluno Rodrigo Verus e a professora Francisca Freitas (Foto: Assessoria SEE)

Este ano, a Comissão Julgadora Estadual do Acre recebeu mais de 80 textos das comissões municipais. Além de alunos da capital, também foram selecionados jovens de Cruzeiro do Sul, Feijó, Mâncio Lima, e Manoel Urbano para representar o Estado nas etapas regionais.

Da Escola Estadual Edilson Façanha, localizada no bairro Calafate, o aluno Rodrigo Verus da Silva, 15, foi selecionado na categoria “Memórias literárias” para disputar a etapa nacional da OLP, que será realizada no próximo mês, quando todas as etapas regionais serão finalizadas.

“A leitura é muito importante, pois ajuda a desenvolver nossas ideias. Por meio do meu texto, intitulado ‘De frente para o rio’, usei alguns depoimentos de meu pai para comparar o antes e o agora do Acre, como foi a infância dele e como é a infância atual”, explicou.

A professora Francisca Freitas, que acompanhará Rodrigo na etapa nacional, disse que viu potencial no texto e que acredita no reconhecimento textual do estudante. “Detectamos elementos no texto dele que sobressaíram, como o uso de linguagem poética, o contexto histórico e o jogo de palavras que fizeram a diferença na qualidade”, enfatizou a educadora.

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter