Durante a feriado prolongado, o Departamento Estadual de Trânsito (Detran/AC) e o Batalhão de Policiamento de Trânsito (BPTran) trabalharam juntos na Operação Álcool Zero, tirando de circulação 92 motoristas dirigindo sob efeito de álcool.
Segundo o comandante da BPTran, major Paulo Fernandes, o objetivo da operação é tornar o trânsito mais seguro. “Nós fazemos nossas blitze em lugares estratégicos, onde há grande concentração de bares, com o intuito de tirar de circulação aqueles motoristas que insistem em misturar bebidas alcoólicas e direção”, explica.
Ao longo da operação, 954 veículos foram abordados com 727 testes de bafômetro realizados, 37 condutores não habilitados foram flagrados e 92 estavam dirigindo alcoolizados, sendo que, desses, dois foram presos em flagrante por apresentar um teor alcoólico acima de 0,33mg/l de álcool no sangue, considerado crime de trânsito pela legislação.
De acordo com diretor-geral do Detran, Gemil de Abreu Júnior, o resultado da ação é considerado positivo, e prevenir acidentes de trânsito é o principal alvo. “Dirigir alcoolizado é o mesmo que colocar a própria vida e a dos outros em risco. Vamos continuar esse trabalho, com o objetivo de evitar acidentes e salvar vidas”, ressalta.
A Operação Álcool Zero foi criada em 2011, com o objetivo de evitar a condução de veículos por condutores sob efeito de álcool. As ações são sempre desenvolvidas em pontos estratégicos da cidade, antecedidas por campanhas educativas, e são intensificadas em feriados e períodos festivos do ano, momentos propícios para um maior consumo de álcool.