Agricultor aposta na produção rural diversificada em Porto Acre

Produtor rural também planta feijão em sua propriedade na zona rural do município de Porto Acre (Foto: Leônidas Badaro)
Produtor também planta feijão em sua propriedade na zona rural de Porto Acre (Foto: Leônidas Badaró)

A produção rural diversificada é apontada como uma das principais alternativas para a agricultura familiar. O modelo é considerado uma saída para que os produtores tenham renda o ano todo, já que não ficam dependentes de uma única cultura.

Em Porto Acre, João José Gonçalves tem apostado na diversidade de plantios em sua terra e conseguido aumentar a produtividade e os lucros.

O agricultor, em nove hectares, produz feijão, pepino e mandioca, e tem mais de mil pés de açaí, hortaliças e milho. Só na safra deste ano, Gonçalves conseguiu colher mais de 300 sacas de milho – aproximadamente 15 toneladas do grão.

“Quando você tem uma única plantação, o produtor corre o risco de sofrer com uma praga, aumento ou falta de chuvas ou queda no preço. Desde que comecei a trabalhar, sempre achei que o melhor é produzir mais para que a gente tenha produto para vender o ano todo”, explica Gonçalves.

A última produção implantada pelo agricultor em sua propriedade foi o plantio de melancia. São 1,2 mil pés da fruta plantados. Como estamos em época de poucas chuvas, a irrigação é feita de forma manual, envolvendo o trabalho de toda a família.

Em menos de dois meses, o produtor começa a colher, literalmente, os frutos do investimento. A previsão é de que a safra seja de quatro mil melancias, que são vendidas, em média, ao preço de R$ 10 a unidade.

“Estou muito satisfeito e orgulhoso da minha produção. Isso aqui prova que, quando a gente quer, consegue produzir”, afirma João José.

Produtor rural também planta feijão em sua propriedade na zona rural do município de Porto Acre (Foto: Leônidas Badaro)
Produtor rural também planta feijão em sua propriedade na zona rural  de Porto Acre (Foto: Leônidas Badaró)

Seaprof levou produtor para conhecer experiência de sucesso

São mais de mil pés de melancia plantados e irrigados de forma manual para que os frutos se desenvolvam mesmo na época de poucas chuvas (Foto: Leônidas Badaro)
São mais de mil pés de melancia plantados e irrigados de forma manual, para que os frutos se desenvolvam (Foto: Leônidas Badaro)

Apesar da farta colheita, esta é primeira vez que o produtor se dedica à produção da fruta. Para que tivesse sucesso na produção, o escritório da Secretaria de Estado de Extensão Agroflorestal e Produção Familiar (Seaprof) em Porto Acre levou Gonçalves para conhecer a experiência de produção de melancias na região do Baixa Verde, localizado em Senador Guiomard.

“Esse intercâmbio foi importante para que o produtor começasse com o pé direito. Como ele não tinha experiência com melancia, levamos até o Baixa Verde, onde já existe uma produção consolidada”, explica Elke Mirna, gerente do escritório da Seaprof em Porto Acre.

Lourival Marques, secretário de Produção Familiar, em visita à propriedade, elogiou o agricultor e falou da importância da produção diversificada. “Fico feliz em conhecer uma área de terra como esta. Isso é o que queremos dos nossos produtores. Quem diversifica a produção tem renda o ano todo e pode melhorar sua qualidade de vida”, afirmou Marques.

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter