“Agora só não estuda quem não quer”, diz aluna do Quero Ler

Em Epitaciolândia, 573 alunos estudam no Programa Quero Ler (Foto: Stalin Melo)

Em Epitaciolândia, o desafio de aprender a ler e a escrever está presente para 573 alunos, sendo 407 na zona urbana e 166 na zona rural, divididos em 37 turmas, todas ainda da primeira etapa do Programa Quero Ler, lançado pelo governador Tião Viana.

Entre esses estudantes está Maria das Graças Venâncio Gomes, a Madona, para quem o programa é uma excelente oportunidade oferecida pelo governo, por meio da Secretaria de Estado de Educação e Esporte (SEE), para voltar à sala de aula. “Agora, só não estuda quem não quer”, faz questão de dizer.

Maria das Graças, a Madona, estuda para recuperar o tempo perdido (Foto: Stalin Melo)

Aos 38 anos, ela é natural de Sena Madureira e somente agora está tendo chance de estudar. Cedo foi obrigada a conhecer o mundo do trabalho e criar os três filhos, que agora a ajudam nas tarefas escolares. “Meus documentos fui tirar somente aos 20 anos de idade”, lembra.

Madona é colega de classe da dona Maria Alice Rodrigues da Silva. Natural de Guaporé (AM) e aos 63 anos, ela não perdeu a esperança e agora, por meio do próprio esforço e com o apoio do governo, ela começa a entrar no mundo das letras.

“Estudar é difícil, mas a gente tem que fazer um esforço e meus filhos e netos também me ajudam nas tarefas, o que auxilia muito e já consigo escrever e leio muita coisa”, conta.

Por meio do Programa Quero Ler, Maria Alice Rodrigues já consegue ler e escrever (Foto: Stalin Melo)

As alunas fazem questão de elogiar a professora Marcilane Ferreira da Silva, que dizem ser muito atenciosa e paciente com todos os que estão aprendendo. A sala de aula, o quintal de uma residência, é o local onde eles se reúnem para aprender e socializar as experiências de vida.

Até o final de 2018, o desafio do governador Tião Viana, juntamente com toda a equipe da SEE, coordenada pelo secretário Marco Brandão, é alfabetizar 60 mil jovens e adultos em todos os 22 municípios do estado.

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter