Agência Nacional de Água diz que Acre vem se destacando na gestão dos recursos hídricos

Técnicos falam sobre os desafios e avanços do Acre na gestão de recursos hídricos (Foto: Ângela Peres/Secom)

Em reunião com gestores acreanos na manhã desta sexta-feira, 10, o presidente da Agência Nacional de Água (ANA), Vicente Andreu, afirmou que o Acre tem se destacado nos últimos anos em relação à gestão de água. Andreu integra a comitiva do ministro do Meio Ambiente Sarney Filho, que está no Acre desta de quinta-feira, 9.

A reunião, que foi solicitada pela ANA, teve por objetivo saber como anda o gerenciamento do Programa de Consolidação do Pacto Nacional pela Gestão das Águas (Progestão). Trata-se de um programa de incentivo financeiro aos sistemas estaduais para aplicação exclusiva em ações de fortalecimento institucional e de gerenciamento de recursos hídricos.

Na ocasião, representantes de várias instituições governamentais relataram o que vem sendo feito no estado com foco no alcance de metas visando a diminuição dos impactos de eventos extremos, como secas e enchentes, sobre as vidas das pessoas que residem nos campos e nas cidades.

Presidente da ANA ficou entusiasmado com o que viu no gerenciamento do Progestão (Foto: Ângela Peres/Secom)

“A ANA oferece as mesmas condições de trabalho para todos os estados da federação, mas o Acre está nos dando uma resposta muito positiva do que vem sendo feito”, conta.

Ainda segundo Andreu, as parcerias constatadas entre as instituições têm sido de grande importância.

“Aqui foi montada uma sala de situação que funciona o ano inteiro, no sentido de subsidiar as instituições com informações futuras e em tempo real de possíveis eventos extremos”, relatou.

Para Vera Reis, diretora técnica do Instituto de Mudanças Climáticas do Acre (IMC), a partir dos recursos repassados, via termo de cooperação técnica com a ANA, está sendo possível fortalecer as gestões de recursos hídricos e de risco no estado.

“Neste encontro será possível que Andreu entenda os desafios que o estado enfrenta em termos de gestão de recursos hídricos. O Progestão deverá ser prorrogado. Para isso, a ANA precisa saber quais são as necessidades dos diferentes estados, e nossa meta é continuar com o programa no Acre”, disse Vera.

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter