Coronel Marcos Kinpara é nomeado secretário adjunto de Segurança Pública

Marcos Kinpara é bacharel e pós-graduado em Segurança Pública (Foto: cedida)

O coronel da Polícia Militar do Acre Marcos Kinpara assumiu a função de secretário adjunto de Segurança Pública do Estado a contar de 1 de janeiro de 2017.

Ao secretário adjunto cabe estudar, apresentar e coordenar propostas que venham beneficiar e corroborar com o exercício e andamento do Sistema de Segurança Pública, além de representar o secretário de Segurança Pública junto às autoridades e órgãos públicos.

O militar possui mais de 20 anos de experiência profissional e dedicação à corporação militar acreana e foi o primeiro policial militar do Acre a servir nas Forças de Paz da Organização das Nações Unidas (ONU), onde comandou tropas em missões no Sudão do Sul, na África, em 2015.

Seu vasto conhecimento o torna um nome muito conhecido na caserna e referência entre os militares.

O coronel falou sobre sua expectativa em realizar o trabalho junto ao Sistema Integrado de Segurança Pública (Sisp). “Espero poder utilizar a experiência adquirida ao longo da carreira para desempenhar bem as funções e prestar todo o auxílio aos órgãos integrados ao Sisp em suas atividades peculiares.”

Comandos anteriores

O coronel Kinpara comandou as unidades operacionais: Companhia de Trânsito da Polícia Militar do Acre, atualmente Batalhão de Trânsito (BPTran), o 10° Batalhão da Polícia Militar na fronteira do Brasil com Peru e Bolívia, o 1º e 2º Batalhões da PM e o policiamento escolar da PMAC.
Na parte administrativa, exerceu as funções de corregedor e subcorregedor-geral da PM. Atualmente exercia a função de diretor operacional da PMAC.