Prevenção

Adolescentes do Centro Socioeducativo Acre passam por atualização de esquema vacinal

Com o objetivo de promover a saúde com foco na prevenção de doenças, o Instituto Socioeducativo do Acre (ISE/AC) realizou na manhã desta quinta-feira, 19, a atualização do esquema vacinal de 36 adolescentes do Centro Socioeducativo Acre. Foram disponibilizados dois tipos de vacinas que previnem difteria, tétano, sarampo, caxumba e rubéola.

A ação foi promovida em parceria com as secretarias de Estado de Saúde do Acre (Sesacre) e Municipal de Saúde (Semsa), por meio da Unidade de Referência em Atenção Primária (Urap) Roney Meireles. O cronograma de vacinação integra a programação alusiva ao Novembro Azul que, além de ações de prevenção ao câncer de próstata, busca promover a saúde do homem de forma ampla.

Adolescentes foram vacinados contra cinto tipos de doenças Foto: Elenilson Oliveira

A gerente de saúde do ISE, Andréa Barlatti, explicou que a atualização do esquema vacinal também é uma das metas do plano de ação da Política Nacional de Atenção Integral à Saúde para Adolescentes em Conflito com a Lei (Pnaisari). Essa política é destinada a garantir a atenção ao adolescente em cumprimento de medida socioeducativa, nos meios aberto e fechado, no que diz respeito à promoção, prevenção, assistência e recuperação da saúde.

Pelo plano de ação, a cada seis meses são realizados encontros virtuais com o Ministério da Saúde para o acompanhamento das atividades de saúde desenvolvidas nos centros socioeducativos. “Essa atualização do esquema vacinal é uma das metas do plano de ação de 2020. É de suma importância garantir a prevenção dessas doenças, já que os adolescentes vivem agrupados em um ambiente fechado”, ressaltou a gerente.