Acreanas colaboram com campanha de arrecadação de cabelos

“Fui ao salão cortar meus cabelos na altura dos ombros, brinquei dizendo que o volume daria para fazer umas três perucas e o cabeleireiro sugeriu que eu realmente fizesse isso”, conta Luana Filgueiras, que aceitou a sugestão do profissional e doou 15 centímetros de seus cabelos.

A doação de Luana (Foto Cedida)
Luana postou fotos em rede social para incentivar a doação (Foto: Arquivo pessoal)

Doações como a de Luana beneficiam pessoas que estão em tratamento de câncer. “Se eu puder incentivar mais pessoas a doarem, vai ser ótimo”, diz. Seu depoimento virtual  levou outras mulheres a procurarem o Hospital do Câncer, em Rio Branco, com o desejo de colaborar, como relata a representante do serviço social da unidade, Claudia Helena Gomes: “Só na semana passada vieram três meninas que gostariam de doar”.

No entanto, um esclarecimento importante é que o Hospital do Câncer de Rio Branco não possui estrutura para transformar as mechas doadas em peruca. “O que já aconteceu é de um paciente doar uma peruca que não usa mais e então repassamos para outro”, explica Claudia.

Projeto do Rotaract beneficia quem precisa de peruca

Desde novembro, o Rotaract Club de Rio Branco está com o projeto “Tesoura Rosa: Meu Cabelo por um Sorriso”, desenvolvido em parceria com a ONG Cabelaço, localizada na cidade de Canoas (RS). “Geralmente é necessário unir três doações para confeccionar uma peruca”,  explica o coordenador do projeto, Bernardo da Silva Neto.

Quem doa, ganha o corte. A meta é arrecadar 50 tufos até maio, que serão enviados para o Hospital do Câncer de Franca. A próxima edição pretende beneficiar o hospital acreano.

doacao_cabelo_thennyson_passos

Como doar

A solidariedade é para aumentar a autoestima dos pacientes, pois é necessário se sentir bem, para ter um melhor resultado do tratamento. São aceitos todos os tipos de cabelo, mesmo os que possuem química. As pessoas podem deixar os cabelos na Casa da Amizade (na avenida Marechal Deodoro, 284, Centro), ou ir a um dos salões conveniados com a iniciativa.

Primeira doadora acreana para a Cabelegria (Foto: Internet)
Primeira doadora acreana para a Cabelegria (Foto: Internet)

Doe cabelo, doe alegria!

Outra instituição que também está arrecadando cabelo em Rio Branco é o salão Estetic Hair, para a ONG paulista Cabelegria. Ali os cabelos doados devem ter 20 centímetros e ajudam crianças com câncer. A primeira doação foi realizada esta semana por Jesi Rocha.

A ONG remete às doadoras certificado de contribuição. É necessário agendar horário: 3224-9496 e 9242-4129. O salão fica na Rua São Francisco de Assis, 73, bairro Preventório.

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter