Sesacre realiza campanha do Dia Mundial da Saúde e da Atividade Física

O sedentarismo é uma das principais causas de doenças cardiovasculares, diabetes, obesidade e outras doenças crônicas não transmissíveis (Foto: Sérgio Vale/Secom)
O sedentarismo é uma das principais causas de doenças cardiovasculares, diabetes, obesidade e outras doenças crônicas não transmissíveis (Foto: Sérgio Vale/Secom)

Neste ano, a Secretaria de Estado de Saúde (Sesacre) realizará uma campanha de combate ao sedentarismo em comemoração aos dias da Atividade Física e Mundial da Saúde, 6 e 7 de abril. O objetivo é incentivar as pessoas à prática da atividade física e da alimentação saudável como promoção da saúde.

A ação que terá início na quinta-feira, 9, às 10h30, no auditório da Sesacre, contará com a parceria da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), da Universidade Federal do Acre (Ufac), Serviço Social do Comercio (Sesc) e do Serviço Social da Indústria (Sesi).

Outros setores públicos e privados também estarão envolvidos na realização das atividades, como escolas das redes pública e privada, academias, clubes, associações, hospitais, sociedade médica, cadeirantes e portadores de necessidade especiais, empresas do ramo de alimentos e entidades não governamentais.

De acordo com Eliane Costa, gerente do Departamento de Vigilância Epidemiológica da Sesacre, durante a campanha, serão realizadas diversas atividades de orientação e informação, com foco na promoção da saúde e no combate ao sedentarismo. Ela informou ainda que, dos 22 municípios do estado, 17 irão promover ações em alusão à data.

Diversas atividades serão realizadas em alusão à data (Foto: Arquivo Sesacre)
Diversas atividades serão realizadas em alusão à data (Foto: Arquivo Sesacre)

Atividade física, em locais públicos, tais como ciclismo, competição de futebol e natação, oficinas de alimentação saudável, práticas corporais, além de incentivar atividades do dia a dia, como subir escadas, saltar do ônibus um ponto antes, passear com cachorro, varrer calçadas, cuidar do jardim, lavar o carro, por exemplo, estão prevista no cronograma de atividades.

“Uma alimentação saudável, aliada à prática de atividade física, evita o excesso de peso e previne o aparecimento de doenças crônicas, como às cardiovasculares e diabetes. Além de reduzir a tensão arterial e melhorar a autoestima, contribui para o bem estar físico e psicológico das pessoas”, comentou Eliane.

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter