Acre renova educação profissional e ensino médio de tempo integral a partir de 2017

"O futuro passa pelo conhecimento", afirma o governador Tião Viana (Foto: Sérgio Vale/Secom)
“O futuro passa pelo conhecimento”, afirma o governador Tião Viana (Foto: Sérgio Vale/Secom)

Com um olhar no futuro profissional dos jovens acreanos, o governo do Estado trabalha duas propostas de renovação da educação profissional e de ensino médio para 2017. Na quinta-feira, 24, o governador Tião Viana assinou os protocolos de adesão às propostas de Ensino Médio Integração e reestruturação do Instituto Dom Moacyr Educação Profissional (IDM).

Em um primeiro momento, em Rio Branco cinco escolas de ensino médio passam a ter um regime de educação integral. O projeto e modelo ainda serão discutidos pela Secretaria de Educação do Estado com a comunidade escolar e as equipes gestoras.

E no IDM, o aluno vai cursar o ensino médio e após três anos vai ter dupla certificação, os diplomas de conclusão dos ensinos médio e técnico. Os atuais Centros de Educação Profissional Tecnológico serão transformados em Escolas Técnicas, que vão passar a oferecer também o ensino médio integrado à educação profissional.

O governador Tião Viana afirma que “mais de 50% das profissões atuais serão extintas. Por isso, o Acre e o Brasil devem debater o tema e pensar alternativas para a juventude”. As Escolas Técnicas serão vocacionais, com cursos nas áreas de saúde, serviços, florestas, gastronomia e design.

Legado da educação

Desde 2011, o Estado já formou mais de 50 mil pessoas em ensino profissional (Foto: Arquivo Secom)
Desde 2011, o Estado já formou mais de 50 mil pessoas em ensino profissional (Foto: Arquivo Secom)

Ao longo de todos os anos de ação do IDM, foram formados em seus cursos mais de 90 mil alunos, sendo que desses, 50 mil foram desde o ano 2011. A atual gestão estadual mantém o compromisso, mesmo com a crise econômica nacional, de investir na educação de jovens tanto para o mercado de trabalho, quanto para a formação de um cidadão consciente. “O futuro passa pelo conhecimento”, afirmou Tião Viana.

“Depois das mais de 50 mil pessoas formadas na rede IDM desde 2011, o Instituto inova. A partir do ano que vem, o aluno obtém dupla formação, do ensino médio e do ensino profissional, com uma grade curricular que não se sobressaem”, afirma Rita Paro, diretora presidente do IDM.

Relembrando os recentes resultados positivos no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) e no Índice de Desenvolvimento Humano (IDHM) Educação, da Organização das Nações Unidas (ONU), Daniel Zen, deputado estadual e líder do governo na Assembleia, falou sobre a importância do trabalho nessa área: “Tanto a educação de tempo integral, quanto a educação integrada ao ensino profissional, junto com o programa Quero Ler, com os dados do IDHM-Educação e Ideb, são o grande legado e revolução do setor educacional desses dois mandatos do governador Tião Viana”.

Futuro de conhecimento

Ao longo dos últimos 18 anos, o governo do Estado realiza ações contínuas de avanço na educação. Desde a formação superior para todos os professores, e melhorias salariais e profissionais para esses profissionais, até criando oportunidades de ensino qualificado na zona rural, com projetos como o Asas e Asinhas da Florestania.

Na atual administração, o programa Quero Ler está sendo executado com a meta de erradicar o analfabetismo em todo o estado até 2018. Para os jovens alcançarem melhores resultados em seus currículos escolares, o Estado oferece cursos de línguas estrangeiras, no Centro de Estudo de Línguas (CEL), e técnicas inovadores em matemática, filosofia e tecnologia no Instituto de Matemática, Ciência e Filosofia (IMCF).

Fruto disso, além dos tantos jovens com boas possibilidades de conhecimentos e futuro profissional, o Acre tem alcançado índices positivos nos medidores nacionais e internacionais. Segundo o Ideb, divulgado este ano, o Acre liderou o primeiro lugar da Região Norte no ensino fundamental I e II. Em estudo do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (Pnud), da ONU, o Acre está entre os três estados brasileiros que obtiveram avanço positivo na educação entre 2011 e 2014.

"Estamos constituindo uma inovação na educação. Vamos pensa-la num caminho diferente", afirma Tião Viana (Foto: Gleilson Miranda/Secom)
“Estamos constituindo uma inovação na educação. Vamos pensa-la num caminho diferente”, afirma Tião Viana (Foto: Gleilson Miranda/Secom)

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter