Curso tem objetivo de promover a harmonização e adequação de políticas públicas para buscar o equilíbrio entre a oferta e a demanda de água
A partir desta quarta-feira, 15, das 9 às 18 horas, representantes dos Estados de Rondônia, Roraima, Amazonas, Pará, Amapá e Acre se reúnem no Hotel Imperador Galvez, em Rio Branco, para participarem da Oficina Regional de Priorização e Harmonização Regional das Ações do Plano Nacional de Recursos Hídricos para o período de 2011 a 2014. O Plano Nacional de Recursos Hídricos e os Planos Estaduais são instrumentos estratégicos que estabelecem diretrizes gerais sobre os recursos hídricos no país e nos Eestados. Eles refletem os anseios, necessidades e metas das populações locais e bacias hidrográficas.
Tendo em vista que o assunto tratado é de importância vital, pois os recursos hídricos englobam as águas superficiais e subterrâneas disponíveis para qualquer tipo de uso de região ou bacia, o dialógo dos representantes permite orientar melhor as decisões de governo e das instituições que compõem o Sistema Nacional de Gerenciamento dos Recursos Hídricos, assim como fazer proposições para a implementação de programas nacionais e regionais.
Essa oficina tem por objetivo promover a harmonização e adequação de políticas públicas para buscar o equilíbrio entre a oferta e a demanda de água, de forma a assegurar as disponibilidades hídricas em quantidade e qualidade para o uso racional e sustentável. O produto final é definir os desafios regionais, estratégias e ferramentas para educação e mobilização social para as ações prioritárias do plano.