Acre recebe lote de novo medicamento contra HIV/aids

Nelson Guedes, o novo tratamento facilitará a vida do portador do vírus (Foto: Cristina Caetano/Sesacre)
Nelson Guedes, o novo tratamento facilitará a vida do portador do vírus (Foto: Cristina Caetano/Sesacre)

O primeiro lote da dose tripla combinada para o tratamento de HIV/aids, composta pelos medicamentos Tenofovir (300mg), Lamivudina (300mg) e Efavirenz (600mg), chega ao Acre ainda esta semana. São 7.500 doses a serem distribuídas em todo o estado.

O novo medicamento faz parte do Protocolo Clínico do Ministério da Saúde (MS) e será ofertado pelo Sistema Único de Saúde (SUS), como tratamento inicial para os pacientes soropositivos.

Segundo o coordenador interino do Programa Estadual de DST/aids, Nelson Guedes, o novo tratamento facilitará a vida do portador do vírus. “A disponibilidade das três composições em um único comprimido facilita a ingestão, diminuindo o desconforto de ter que ingerir vários. Acredito que com essa melhora o paciente vai passar a aderir mais ao tratamento”, disse.

Desde a primeira ocorrência, em 1987, o Acre registra 778 casos detectados do vírus. Em 2014, foram diagnosticados 40 novos casos no estado e a maioria dos infectados são homens. Rio Branco, Sena Madureira e Mâncio Lima são os municípios com os maiores índices de portadores do vírus.

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter