Acre recebe equipe do Albert Einstein para continuidade das ações de planificação da atenção à saúde

O governo do Acre, por meio do projeto PlanificaSUS, recebe durante esta semana uma equipe do Hospital Albert Einstein para dar continuidade às atividades e estratégias de organização do processo de trabalho nas unidades de saúde, a fim de oferecer um fluxo rápido e consistente à população.

Com melhorias no fluxo organizacional do trabalho, a Policlínica do Tucumã, em Rio Branco, já conseguiu aplicar algumas ações planejadas em oficinas anteriores. Foto: Odair Leal/Secom

O PlanificaSUS é um projeto proposto pelo Conselho Nacional de Secretários de Saúde (Conass) e que tem parceria com o Hospital Israelita Albert Einstein e o Ministério da Saúde (MS), por meio do Programa de Apoio ao Desenvolvimento Institucional do Sistema Único de Saúde (ProadiSUS). Ao todo, são 11 municípios participando da qualificação, com oficinas de preparação no modelo de Ensino a Distância (EAD) e seis encontros presenciais.

Com melhorias no fluxo organizacional do trabalho, a Policlínica do Tucumã, em Rio Branco, já conseguiu aplicar algumas ações planejadas em oficinas anteriores. Atualmente, algumas unidades do Estado, que atendem prioritariamente casos de média e alta complexidade, contam com superlotação em decorrência da distribuição das atribuições das unidades básicas e de pronto atendimento.

Nesse sentido, o projeto contribui para a capacitação dos profissionais multiplicadores. A Planificação da Atenção Primária à Saúde é uma proposta que vai além de uma simples capacitação, pois propicia o desenvolvimento da Atenção Primária nos territórios, por meio de mudanças efetivas na atitude e nos processos de trabalho dos profissionais que compõem as equipes assistenciais e de gestão.

“O planifica SUS estabelece metodologias, pois os secretários municipais têm autonomia para executar todo o seu orçamento com relação à estruturação do seu município. O Estado vem para assessorar, mostrando para eles outros caminhos”, explicou a coordenadora estadual da Planificação de Atenção à Saúde, Emanuelly Nóbrega.

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter