Acre participa do VI Encontro Nacional da Rede Centros de Informações Estratégicas de Vigilância em Saúde

Ocorrendo de forma híbrida, o VI Encontro Nacional da Rede Centros de Informações Estratégicas de Vigilância em Saúde (CIEVS) , ocorre de 9 a 12 de novembro, em Brasília, e conta com a participação da equipe de profissionais da Secretaria de Estado de Saúde do Acre (Sesacre).

Evento ocorre em Brasília. Foto: Cedida

Os principais objetivos do evento são reunir e avaliar práticas implementadas pela Rede CIEVS durante a pandemia de Covid-19 nas esferas estaduais, municipais, de fronteira e Distritos Indígenas. O objetivo é avaliar as lições aprendidas e propostas de aprimoramento dos processos de trabalho dos profissionais e gestores. O encontro também vai oferecer simulados de Emergências Epidemiológicas para os profissionais.

“Estamos muito felizes em poder participar de um evento tão importante e enriquecedor da rede CIEVS, construindo oportunidades de agregar novos conhecimentos, conhecer a realidade de outros estados e ainda partilhar as nossas experiências e vivências”, destacou a bióloga técnica do CIEVS, Renata Meireles.

O encontro conta com a presença de diversos técnicos e especialistas do Ministério da Saúde; da Organização Pan-Americana de Saúde (OPAS); da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz); Conselho Nacional de Secretários de Saúde (Conass); Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde (Conasems). Além da participação presencial de diversos profissionais dos CIEVS brasileiros.

Também ocorre neste encontro uma reunião da gestão da Vigilância em Saúde, com membros do Centro de Controle e Prevenção de Doenças, Organização Pan-Americana de Saúde, Conselho Nacional de Secretários de Saúde, Conselho Nacional de Secretários Municipais de Saúde, além da Rede CIEVS nacional para pactuar ações e metas para o ano de 2022 em todo o país.

Equipe do Acre. Foto: Cedida

Sobre a Rede CIEVS

A Rede CIEVS tem como principal objetivo fortalecer a capacidade do Sistema Nacional de Vigilância em Saúde para identificar precoce e oportunamente emergências em saúde pública, para adoção de respostas adequadas que reduzam e contenham o risco à saúde da população.

Atualmente, conta com 129 unidades em 27 estados; 26 capitais; 26 municípios com população maior de 500 mil habitantes; 13 municípios de fronteiras, dois municípios estratégicos (Chapecó e Santos); 34 Distritos Sanitários Especiais Indígenas (DSEI) e uma unidade regional representada pelo Instituto Evandro Chagas (IEC).

O CIEVS Nacional compõe uma rede de unidades de inteligência epidemiológica para detecção, verificação, avaliação, monitoramento e comunicação de risco imediata de potenciais emergências em saúde pública e tem como principal objetivo, fortalecer a capacidade do Sistema Nacional de Vigilância em Saúde.

O CIEVS participa da rede mundial para alerta e resposta (GORN/OMS), constituída por unidades em todo o mundo, voltada à detecção e ao apoio à intervenção frente a emergências em saúde pública, com a finalidade de evitar a propagação internacional de doenças.

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter