Após acidente grave, motociclista se une ao Detran para disseminar a paz no trânsito

Para sensibilizar os motociclistas sobre os perigos da direção imprudente, o Departamento Estadual de Trânsito do Acre (Detran/AC) juntamente com a Secretaria de Saúde do Estado do Acre (Sesacre), contam, em um vídeo educativo, a história de Douglas Matheus Lima da Silva, pintor automotivo, um jovem de 27 anos que em 2019 sofreu um grave acidente de trânsito.

O vídeo faz parte de uma campanha educativa criada pelas duas instituições com base nos altos números de acidentes de trânsito envolvendo motociclistas, que impactam diretamente na saúde pública.

“A experiência que vivi me fez enxergar que nenhuma pressa vale a vida”, disse Douglas Matheus. Foto: Ascom/Detran

Uma história pode educar mais que um conselho. A frase é tão real que desde a infância até as estratégias de convencimento do marketing, as histórias são protagonistas quando o assunto é capturar atenção para disseminar informação e promover sensibilização.

“Exatamente por isso, nós estamos contando a história do Douglas, que apesar de sofrer as graves consequências de um acidente de trânsito e passar por um longo e dolorosos processos de recuperação, teve a sorte de permanecer vivo, recuperar sua saúde e começar a não só dirigir com mais prudência, como também ser um disseminador da cultura de paz no trânsito”, afirma a presidente do Detran, Taynara Martins.

A intenção da campanha é chamar a atenção da sociedade, por meio de cards e vídeos educativos, e convocar cada condutor a ter respeito e prudência no trânsito, adotando sempre atitudes de respeito às leias e à vida nas vias.

O Acre conta com mais de 130 mil motocicletas, o que compreende a 42% da frota total do estado. Somente em Rio Branco, até o mês de setembro deste ano 765 pessoas ficaram feridas por acidentes de trânsito, o número ultrapassa 1200 vítimas se considerarmos os acidentes ocorridos em todo o estado.

De acordo com o setor de estatísticas e análise criminal da Polícia Militar do Estado do Acre (PMAC), em 2020, mais de 83% dos acidentes com vítimas, tiveram envolvimento de motociclista.

Confira a história de Douglas Matheus:

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter