Acre participa de reunião do Conselho Nacional dos Secretários de Saúde

Gestores de 26 estados estiveram presentes no encontro (foto: Cedida)
Gestores de 26 estados estiveram presentes ao encontro (Foto: Cedida)

O secretário de Estado de Saúde, Armando Melo, juntamente com a assessora técnica Marize Lucena, participou nesta quarta-feira, 25, em Brasília, da primeira assembleia do Conselho Nacional dos Secretários de Saúde (Conass) de 2015. Além da presença dos gestores estaduais, a reunião contou com a participação do ministro da Saúde, Arthur Chioro.

A análise da conjuntura política e econômica do país e a PEC n. 358/13 – batizada de “PEC do Orçamento Impositivo” -, aprovada recentemente pela Câmara dos Deputados, além da Lei n. 141/2012 e o cronograma de obrigações dos secretários, estavam entre as pautas do encontro.

Melo acredita que o Conass é um canal importante para troca de experiências dos gestores, visando a melhoria da qualidade dos serviços de saúde ofertados à população e o fortalecimento do Sistema Único de Saúde (SUS).

“É sempre bom participar desses encontros. Conhecer a realidade de outros estados e experiências bem sucedidas, assim como apresentar propostas de inovação  e avanços para a promoção da qualidade dos serviços públicos de saúde”, disse o secretário.

O Conass é responsável por promover a articulação e a representação política da gestão estadual do SUS, proporcionando apoio técnico às secretarias de Estado de Saúde, de acordo com as suas necessidades, por meio da disseminação de informações, produção e difusão de conhecimento, além de incentivar a troca de experiências e de boas práticas.